Notícias

sábado, 12 de agosto de 2017 - 07h17

Corinthians pode ser campeão com campanha de Z-4

Para igualar números do Flamengo campeão de 2009, líder precisa de apenas 35,1% dos pontos do 2º turno

Da Redação | esportes@band.com.br

Começa neste sábado o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Com mais 19 rodadas pela frente e 57 pontos em disputa, os clubes já começam a fazer contas em busca do título, da vaga na Libertadores e até da permanência na elite do futebol nacional.

Líder disparado com uma campanha histórica no primeiro turno, o Corinthians é o time a ser batido na segunda metade da competição. Com 47 pontos, o Timão já mira os 75 pontos que em média garantem o título na história dos pontos corridos com 20 clubes.

Para atingir os 75 pontos, o time de Fábio Carille precisaria conquistar apenas 49,1% dos pontos do segundo turno, ou seja, uma campanha semelhante a que o 6º colocado Sport realizou no primeiro turno. As estatísticas são do site FutDados.

Porém, o Brasileirão já teve um campeão com 67 pontos, o Flamengo de 2009. Nesse cenário, a vida do Corinthians ficaria ainda mais fácil e dependeria apenas de 35,1% dos pontos do segundo turno, praticamente uma campanha de zona de rebaixamento. O São Paulo, clube que abre o Z-4, teve 33,3% de aproveitamento no primeiro turno.

Principal rival do Corinthians na briga pela taça, o Grêmio tem 39 pontos e precisaria de 63,2% de aproveitamento para atingir os 75 que geralmente garantem a conquista. Seria uma campanha parecida com a que o 3º colocado Santos fez nas primeiras 19 rodadas.

Na parte debaixo da tabela, as atenções ficam voltadas para São Paulo e Atlético-MG, dois gigantes que lutam para se recuperar na competição. Os matemáticos costumam apontar a margem de garantia na elite em 44 pontos, e nessa situação, a vida do Galo nem é tão complicada.

Para chegar ao “número mágico”, o clube mineiro precisaria de apenas 36,84%, número menor do que atingiu no primeiro turno (40,4%).

Já o panorama do Tricolor é um pouco mais complicado. A equipe de Dorival Júnior teria que somar 43,86% dos pontos para se salvar com 44 pontos, campanha parecida com a que o 10º colocado Coritiba realizou no turno inicial.

A 20ª rodada começa neste sábado com dois jogos: Atlético-GO x Coritiba e Vitória x Avaí. Outros seis jogos serão realizados no domingo e mais um na segunda-feira. O duelo entre Chapecoense e Corinthians foi adiado para o dia 23 de agosto por causa dos compromissos do clube catarinense fora do país. Veja aqui a tabela completa.

DESCUBRA
neymar calculadora

* conheça as regras para comentários aqui