Ostapenko vira sobre Halep e fatura título inédito

Com apenas 20 anos, tenista da Letônia surpreende a favorita e faz história em Roland Garros

Da Redação | 10/06/2017 - 12:26 | Atualizado em 10/06/2017 - 12:50

Ostapenko ficou em situação delicada no segundo set, mas reagiu e buscou a virada (Foto: Benoit Tessier/Reuters)

Roland Garros tem uma nova campeã. E nova mesmo. Com apenas 20 anos, a letã Jelena Ostapenko não ligou par a status de zebra e derrotou na decisão a favorita Simona Halep, cabeça de chave número 3 do torneio. Atual número 47 do mundo, Ostapenko mostrou uma reação incrível no segundo set e conquistou o título com uma virada por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Veja os lances decisivos no vídeo abaixo.

Pela primeira vez desde 1933 o troféu fica com uma tenista que não era cabeça de chave. E a conquista tem uma concidência com o Brasil. Ostapenko completou 20 anos no último dia 8 de junho, mesma data em que Gustavo Kuerten conquistou o seu primeiro dos três títulos em Paris.

O primeiro set da decisão foi marcado pelo nervosismo das duas tenistas, que já ambas começaram com os serviços quebrados logo nos dois primeiros games. Porém, Halep teve mais controle nos pontos decisivos e fechou em 6/4.

Na segunda parcial, a romena abriu 3 a 0 e pareceu que encaminharia a conquista de forma tranquila. Mas Ostapenko não se intimidou. Com uma direita potente, a tenista de 20 anos reagiu e deixou tudo igual com a vitória por 6/4.

O terceiro e decisivo set começou equilibrado, mas Halep conseguiu uma quebra no quarto game a abriu 3 a 1. Apesar da desvantagem, Ostapenko devolveu aquebra na sequência e abriu caminho para fechar a conquista com 6/3.

Com o resultado, Halep perdeu a chance de assumir a liderança do ranking mundial. Esta é a segunda vez que ela fica com o vice no torneio, já que em 2014 foi derrotada na final para a russa Maria Sharapova.



Ler a notícia completa