Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

A arbitragem corrói o emocionante e disputado Brasileiro

Por Eduardo Tironi 20/06/2022 • 10:51
Polêmicas com arbitragem marcaram a rodada do Brasileirão
Polêmicas com arbitragem marcaram a rodada do Brasileirão
Pixabay/Alexander Fox/PlaNet Fox

A 12ª rodada do Brasileiro foi certamente a com maiores problemas relacionados à arbitragem. Em várias partidas, polêmicas com o homem do apito e o VAR.

No jogo mais espetacular (e também de arbitragem mais complicada), o Botafogo conseguiu uma virada épica sobre o Internacional em Porto Alegre. O Alvinegro teve Philipe Sampaio expulso aos sete minutos de jogo após ter feito, na visão da arbitragem, um pênalti quando a bola bateu em sua mão. Difícil ter prejuízo maior do que este: atleta expulso e gol contra no pênalti. Foi o que aconteceu.

Fato é que a marcação foi absurda, porque a bola claramente bate no peito do jogador antes de bater sem querer em sua mão.

O que se viu depois disso foi um festival de lances controversos, com auxílio ou não do VAR. Mas o Botafogo conseguiu, com um jogador a menos, virar uma partida em que perdia por 2 a 0 na casa do adversário.

Em Itaquera também teve reclamação de arbitragem com o pênalti marcado para o Corinthians, que determinou a vitória por 1 a 0. De novo, mão na bola, desta vez no braço de apoio. Erro.

Os três pontos colocaram o Corinthians de novo na cola do Palmeiras pela liderança do campeonato.

Foram apenas dois jogos de exemplo na rodada com vários erros de arbitragem. Em um, uma virada épica do Botafogo. Em outro, um time que luta heroicamente pela liderança. Nos dois casos, jogos contaminados por arbitragens comprometedoras.

As péssimas arbitragens corroem o emocionante Brasileiro.

  • eduardo-tironi
  • futebol
  • app
  • arbitragem
  • campeonato brasileiro
  • var