Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Áudios revelados do VAR sepultam a arbitragem brasileira

Por Eduardo Tironi 12/11/2021 • 10:12
Áudios do VAR escancaram desastre que é a arbitragem brasileira
Áudios do VAR escancaram desastre que é a arbitragem brasileira
Divulgação/CBF/Lucas Figueiredo

Em nome da transparência, a comissão de arbitragem da CBF decidiu revelar as conversas travadas dentro da sala do VAR. Se a ideia era limpar a barra dos juízes, o tiro saiu pela culatra.

Cada áudio divulgado é um show de horrores diferente. Tudo o que essa transparência mostrou é a total incapacidade do corpo de árbitros do País.

A última aberração revelada foi a do jogo Fortaleza 1 x 1 São Paulo, em que todos os cinco, seis, dez, vinte… sujeitos que estavam na sala com ar-condicionado com inúmeras telas à disposição não conseguiram perceber que quem estava usando meias brancas na partida era o time do Fortaleza e não o do São Paulo. Tal lance resultou na marcação de um impedimento que não existiu contra o time paulista. Três dias antes disso, o áudio da partida Bahia 1 x 0 São Paulo mostrou uma enorme confusão para decidir se o Bahia teria um pênalti a seu favor. Não teve.

Quando barbeiragens deste tamanho são reveladas, como é possível confiar em qualquer decisão tomada por essa turma? Como nestas partidas, em outras dezenas tivemos lances semelhantes a serem julgados por quem opera o VAR no Brasil. Alguém pode garantir com certeza que a decisão tomada foi a correta?

O próximo áudio aguardado com pipoca na mão é o de Flamengo 3 x 0 Bahia. O Brasil quer saber como foi a conversa entre a turma do VAR e o árbitro Vinícius Gonçalves. O pênalti a favor do Rubro-Negro é daqueles inacreditáveis. O VAR chamou para a revisão e o juiz manteve a sua decisão errada.

Em nome da transparência, os áudios do VAR têm sido revelados. E o que tem sido mostrado apenas comprova que a arbitragem brasileira é um desastre.

  • eduardo-tironi
  • var
  • arbitragem
  • cbf
  • brasileirão
  • futebol
  • app