Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Brasil x Argentina de verdade só começou depois do jogo cancelado

Por Eduardo Tironi 08/09/2021 • 11:11
Jogo entre Brasil e Argentina virou um estorvo para a Fifa
Jogo entre Brasil e Argentina virou um estorvo para a Fifa
Instagram/Conmebol

Brasil x Argentina, o jogo que não aconteceu no fim de semana, começa a rolar de verdade agora. Em campo nem deu tempo para a rivalidade entre as duas seleções aflorar. Com cinco minutos, o jogo foi paralisado por fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) porque quatro jogadores argentinos não cumpriram protocolos de saúde e, portanto, estavam ilegais em campo e no País.

O que aconteceu entre o instante em que o jogo parou até o árbitro decretar o cancelamento oficial foi uma ducha de água fria para quem imagina que jogadores de futebol alimentam como o torcedor essa rivalidade odiosa: Daniel Alves de papo com Messi, Neymar sorrindo, Tite e Scaloni conversando, jogadores descontraídos como você quando acaba sua pelada de meio de semana e vai tomar uma no bar do soçaite. Em Itaquera, só faltou a cervejinha. A camaradagem toda estava lá.

Assim que o jogo foi cancelado outro fato inusitado. CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e AFA (Associação de Futebol Argentino) em discursos parecidos dizendo que o exagero havia sido da Anvisa, que paralisou o jogo. Esperavam um entendimento.

A coisa começou a mudar no dia seguinte. Aí, a CBF emitiu uma nota oficial pleiteando os pontos do jogo. AFA foi na mesma linha. Agora, a briga é nos bastidores, cada lado tentando influenciar a decisão da Fifa.

Fato é que tanto brasileiros quanto argentinos não têm lá mais muito interesse neste jogo. Não vai mudar em nada na classificação dos países para a Copa e não há data no calendário para que a bola role novamente. Virou um estorvo.

Brasil x Argentina de verdade só começou depois que a bola parou de rolar.

  • eduardo-tironi
  • brasil
  • argentina
  • futebol
  • app
  • eliminatórias
  • fifa