Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Cinco dias após ser campeão, Fla entrou em campo. E a notícia é essa

Por Eduardo Tironi 03/03/2021 • 08:08
Time titular do Flamengo não foi a campo na estreia no Carioca
Time titular do Flamengo não foi a campo na estreia no Carioca
Reprodução/Instagram Flamengo

Parece mentira, mas o Flamengo estreou nesta terça-feira, 2, no Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu. O pontapé inicial se deu cinco dias depois de o clube sagrar-se campeão brasileiro, como bem lembrou o lindo mosaico na arquibancada do Maracanã: "Octacampeão! Valeu, Nação".

Pouco importa que o elenco titular não tenha entrado em campo (aliás, ainda bem!). A questão é a instituição ter de cumprir uma agenda insana para estrear em um campeonato a cada ano menos relevante e, pior, a cada ano sendo mais um estorvo do que qualquer outra coisa para um clube que terá um calendário muito desafiador em 2021.

Pode-se argumentar que para os outros grandes do Rio de Janeiro o estadual tem relevância, seja pelo dinheiro pago pelos direitos de transmissão ou pela talvez única possibilidade de conquista de um título. No caso de Botafogo e Vasco, enterrados em dívidas e rebaixados para a Série B do Brasileirão, até faz sentido. Mas esta importância diz mais sobre o momento dos dois clubes do que exatamente sobre a relevância do torneio.

No caso do Fluminense, há uma Libertadores para ser encarada, além de Campeonato Brasileiro e a chance de Copa do Brasil. Pouco importa o que acontecerá no estadual.

Em São Paulo o absurdo é parecido. O Palmeiras estreia nesta quarta-feira, 3, no Paulista em um clássico contra o Corinthians. O time de Abel Ferreira literalmente ainda não terminou a temporada passada, pois no fim de semana tem o jogo de volta da final da Copa do Brasil contra o Grêmio. Ainda assim, a Federação Paulista não adiou o compromisso contra o Timão.

Diante de tanta falta de bom senso, as trapalhadas de arbitragem (sejam humanas, sejam do software de quinta categoria do VAR) são pouca coisa. Aliás, no Carioca o VAR entrará em ação apenas na fase final do campeonato.

Em tempo: o Fla estreou com vitória por 1 a 0, gol bem no finalzinho.

  • eduardo-tironi
  • flamengo
  • app
  • futebol
  • campeonato carioca
  • brasileiro