Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Com grana, Flamengo e Palmeiras dominam o futebol brasileiro

Por Eduardo Tironi 26/02/2021 • 07:42
Mesmo com derrota para o São Paulo, Flamengo conquistou o bi brasileiro
Mesmo com derrota para o São Paulo, Flamengo conquistou o bi brasileiro
Divulgação/CBF/Lucas Figueiredo

O Flamengo conquistou o título brasileiro na noite de quinta-feira no Morumbi, com detalhes deliciosos ao longo da campanha que servirão para ilustrar este incrível triunfo no futuro. Coisas como o fato de o treinador rubro-negro, Rogério Ceni, ter sido o maior ídolo da história do São Paulo, adversário da última rodada; o Rubro-Negro liderou o campeonato por apenas duas rodadas, uma delas a final. Além de jogadores do talento de Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique, Gerson e Diego.

Mas além disso, há outro ponto para ser observado sobre o que está acontecendo no futebol brasileiro. E que parte de um recorte dos últimos cinco anos (meia década é um período interessante para se tirar uma amostra de tendência).

De 2015 a 2020 apenas em 2017 Flamengo ou Palmeiras não conquistaram um dos títulos mais importantes para um clube brasileiro, ou seja: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil ou Libertadores. Naquele ano, o Fla ainda venceu o Estadual. Portanto, nos últimos cinco anos Verdão e Flamengo levaram pelo menos um título na temporada.

Se o recorte for mais recente, o cenário fica ainda mais impressionante.

De 2018 a 2020, Flamengo ou Palmeiras conquistaram quatro dos nove campeonatos mais importantes para um clube brasileiro. O Flamengo faturou os Brasileiros em 2019 e 20 e a Libertadores em 2019. O Palmeiras conquistou o Brasileirão de 2018 e a Libertadores de 2020.

Detalhe: o Verdão pode ainda ser campeão da Copa do Brasil e o placar ficaria assim: dos nove campeonatos mais relevantes disputados entre 2018 e 2020, Palmeiras ou Fla terão conquistado cinco. Em porcentagem: 55%.

No mesmo período, entre 2015 e 2020, Cruzeiro e Corinthians, juntos, conquistaram três títulos juntos. No período anterior, entre 2010 e 2015, os dois times conquistaram quatro dos principais títulos em disputa. Com uma diferença: nenhuma Libertadores.

Hoje o Cruzeiro está encalacrado em dívidas e enterrado na Série B.

Também endividado, o Corinthians sinaliza que os próximos anos serão modestos. O Atlético-MG surge como novo rico, mas ainda sem conquistas recentes.

Ricos e organizados, Palmeiras e Flamengo dominam o futebol brasileiro sem dar pinta de que vão se perder pelo caminho.

  • eduardo-tironi
  • app
  • futebol
  • flamengo
  • palmeiras
  • brasileirão