Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Devagar com o andor que o Barroca é de barro

Por Eduardo Tironi 12/01/2022 • 11:13
Barroca é ex-técnico do Botafogo
Barroca é ex-técnico do Botafogo
Instagram/Eduardo Barroca

Eduardo Barroca participou do podcast Flow Sport Club e se soltou. Falou que tirou Honda de um jogo do Botafogo porque o japonês quis dar palpite no esquema do time, emendou falando da derrota do Fogão para o São Paulo de Diniz… tudo de forma muito espontânea, com risadas e palavrões.

É preciso contextualizar o ambiente em que Barroca falou o que falou. O Flow Sport Club, comandado pela dupla Davi Jones e Ygor 3k, fenômenos da internet e muito talentosos, é um papo de bar, descontraído, sem amarras. O gigantesco sucesso do podcast passa muito por ser assim.

Mas o mundo desabou sobre o treinador. A partir do que ele falou aos risos, conclusões foram tiradas sobre o motivo de técnicos brasileiros perderem espaço para estrangeiros, sobre o 7 a 1, sobre por que Jorge Jesus é Deus por aqui, por que a Premier League é tão legal, por que clubes brasileiros não conseguem mais enfrentar times europeus… um verdadeiro tratado completamente exagerado e irreal das coisas.

Barroca errou ao dizer o que disse? No ambiente do Flow Podcast tenho minhas dúvidas. Afinal, ali é o lugar de aproximar profissionais do futebol do consumidor. Mostrar o lado humano do personagem e histórias comuns que acontecem em clubes e em empresas. Ou alguém ia parar para ouvir naquele podcast o técnico falar do "perde, pressiona", do "um contra um", "da zona 14 do campo" e outros termos táticos? Tem muita gente ótima falando de tática em vários outros lugares. Nestes outros locais, Barroca certamente falaria (e bem) sobre o tema.

Acontece que Barroca ainda engatinha na carreira e comete seus deslizes de comunicação.

Um dia Muricy Ramalho disse que as pessoas não sabem nem 10% do que acontece dentro do futebol. Quando um treinador novato abre um pouquinho uma fresta, todo mundo cai de pau.

  • eduardo-tironi
  • barroca
  • flow sport club
  • futebol
  • app
  • botafogo