Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Fla x Palmeiras marca o início da temporada de verdade

Por Eduardo Tironi 09/04/2021 • 08:49
Gustavo Gómez lidera a defesa Alviverde diante do Flamengo
Gustavo Gómez lidera a defesa Alviverde diante do Flamengo
Reprodução/Instagram Palmeiras/Cesar Greco

A temporada do futebol brasileiro vai começar pra valer a partir desta sexta-feira. A maioria dos Estaduais estão rolando, a Copa do Brasil também em suas primeiras fases, mas vai ser possível projetar o que vem por aí e medir forças de verdade agora.

Nesta sexta-feira acontece o sorteio da Libertadores. Oito times brasileiros estão na competição ou, em outras palavras, quase metade da Série A, a elite do nosso futebol. A partir dos grupos formados (da morte, da sorte) podemos tentar projetar o destino de cada um e até a interferência desta competição sul-americana no restante do calendário.

Mas uma partida que deverá ocorrer domingo é o principal evento para marcar o verdadeiro início da temporada de 2021. Flamengo e Palmeiras se enfrentam valendo a supercopa do Brasil. Um foi campeão brasileiro, o outro foi campeão da Copa do Brasil.

Nada mais natural que os dois clubes mais poderosos do país estivessem nesta disputa. E o que acontecer em campo terá reflexos também no ano dos dois times.

Há algum tempo Palmeiras e Flamengo dominam o futebol brasileiro. Nos últimos cinco anos, os dois clubes, juntos, conquistaram mais da metade dos títulos relevantes do nosso futebol (Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores). O confronto deste domingo marca o primeiro encontro dos dois no ano e um aperitivo do que poderão fazer ao longo do caminho.

Só a possibilidade de fracasso no confronto já deixa torcedores de um e outro time em alerta. O jogo irregular do Palmeiras no meio da semana pela recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia foi um sinal. Mesmo com a boa vitória fora de casa, muitos torcedores do Palmeiras foram às redes sociais reclamar dos erros do time e do técnico Abel Ferreira. E já avisaram: se errar assim contra o Fla, vai perder!

Cedo para tentar adivinhar, mas do outro lado do confronto Rogerio Ceni já acenou há semanas que este é o primeiro grande desafio do time. Por isso mesmo, trabalhou intensamente com os titulares para o confronto. No meio do caminho, duas vitórias animadoras contra Bangu e Madureira, em que pese a fragilidade dos adversários.

Rogério sabe que, uma derrota neste confronto, significará voltar muitas casas em sua luta diária para conquistar o torcedor rubro-negro.

A temporada começa agora.

  • eduardo-tironi
  • app
  • futebol
  • flamengo
  • palmeiras