Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Maior desafio do Brasileiro é apontar um time que joga bem

Por Eduardo Tironi 16/05/2022 • 09:54
Até o momento, nenhum time tem se destacado pelo desempenho em campo no Brasileirão
Até o momento, nenhum time tem se destacado pelo desempenho em campo no Brasileirão
Instagram/Maracanã

Fiz uma brincadeira no meu Instagram: perguntei qual time do Brasileirão está jogando bem de verdade. As respostas foram as mais variadas, mas nenhuma muito convincente. E muitas partiram para zoação escancarada, como "Flamengo do multiverso".

Outros citaram o Santos, mas antes da derrota do time da Vila para o Goiás. O Corinthians teve menos citações do que se esperaria do líder do campeonato.

Mas tudo isso tem uma razão até óbvia: ninguém está jogando bem de verdade. As últimas edições do Brasileiro tiveram times destacadamente jogando bem. O Flamengo de Jorge Jesus em 2019 ou o Galo de Cuca em 2021, por exemplo. Mesmo o Flamengo de Rogério era bom (e acabou campeão).

Este ano está diferente. O calendário alucinante impede o desenvolvimento dos times da melhor forma e o que se tem é praticamente uma corrida de sobrevivência. Os times mais destacados têm mais resultado do que rendimento, como o Corinthians, por exemplo. Qual foi o grande jogo do time até aqui? Difícil achar.

Não é privilégio corintiano. O Galo de Mouhamed segue a mesma linha e o São Paulo de Rogério, que tem excelente desempenho em casa, mas que precisou de uma arbitragem favorável e muito suor para virar o jogo contra o Cuiabá neste domingo.

No meio deste caos, alguns técnicos são mais pressionados do que outros. O campeão neste quesito é Paulo Sousa. A torcida do Flamengo não admite que um time tão rico e com tantos jogadores bons não jogue bem. Ultimamente não joga bem e nem sequer ganha.

Vale para o Flamengo e todos os times: vai ser difícil ver alguém jogando bem.

  • eduardo-tironi
  • flamengo
  • corinthians
  • santos
  • galo
  • futebol
  • app