Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Marquinhos, o surgimento de uma promessa

Por Eduardo Tironi 21/07/2021 • 09:57
Marquinhos foi o grande destaque do São Paulo na vitória sobre o Racing
Marquinhos foi o grande destaque do São Paulo na vitória sobre o Racing
Conmebol/Staff Images

2003 foi o ano em que Alex fez uma temporada estupenda pelo Cruzeiro, sagrando-se campeão do Estadual Mineiro, do Brasileiro e da Copa do Brasil, naquele time comandado por Vanderlei Luxemburgo. Neste mesmo ano, o então atacante Hernán Crespo foi contratado pelo Chelsea por 21 milhões de euros.

Foi também o ano em que nasceu Marquinhos, o garoto que brilhou nesta terça-feira na partida Racing x São Paulo pela Libertadores. Com um gol e uma assistência, ele ajudou a pavimentar a vitória por 3 a 1 em Avellaneda e a classificação para as oitavas de final da competição.

Na base do São Paulo e agora no elenco principal, Marquinhos passou pelas mãos de Alex e Crespo até chegar à inesquecível noite que viveu nesta terça-feira.

Difícil imaginar o que passa pela cabeça de um moleque que vive tantas coisas em 90 minutos que poderão mudar sua vida. Fato é que a ausência absoluta de um atacante minimamente confiável deixa de ser uma preocupação ao menos momentânea para o torcedor tricolor.

Em campo na noite argentina, Marquinhos atuou como um veterano. Sem se acanhar, abusando da velocidade e tomando decisões corretas cada vez que a bola se apresentava a ele. Ainda fez uma dupla infernal com Rigoni, como se já se conhecessem dos campos há muito tempo, mas fato é que nunca haviam jogado juntos e mal haviam treinado.

Coisas que o futebol nos apresenta muitas vezes por conta da necessidade. Sem dinheiro para grandes contratações, o São Paulo foi obrigado a tirar um moleque da cartola para tentar resolver um de seus grandes problemas.

Recentemente, Marquinhos foi ao Centro de Treinamento da base do São Paulo dar um alô para seus antigos companheiros. Ouviu de Alex que só quer que ele apareça em Cotia para tomar um café mesmo. Se isso acontecer, significa que sua passagem para o profissional foi bem-sucedida.

Na madrugada de terça, vídeos dos jogadores da base em seus alojamentos circularam pelas redes sociais. Eram os antigos parceiros de jogo de Marquinhos comemorando sua atuação inesquecível. Eles têm esperança de serem os próximos bafejados pela oportunidade porque sabem que no mundo do futebol as coisas acontecem rapidamente.

Afinal parece que foi ontem mesmo que Alex brilhou no Cruzeiro e Crespo foi contratado pelo Chelsea.

  • eduardo-tironi
  • marquinhos
  • app
  • futebol
  • são paulo
  • racing