Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

No desejo de ser diferente, Flamengo se mostra igual aos outros

Por Eduardo Tironi 10/09/2021 • 12:23 - Atualizado em 10/09/2021 • 12:26
Flamengo quer liberar presença de público em seus jogos
Flamengo quer liberar presença de público em seus jogos
Instagram/Flamengo

Desde que Charles Miller desembarcou no Brasil com uma bola de futebol a história é a mesma: clubes querem levar vantagem individualmente. Portanto, evocar a palavra "isonomia" no caso da volta do público nos jogos do Flamengo é perda de tempo.

Se a baliza fosse apenas a isonomia, o Rubro-Negro estaria certo, fim de papo, no seu desejo de ter público em seus jogos no Brasileiro, à revelia do que foi decidido em conjunto em reunião do conselho técnico do campeonato antes mesmo de a bola rolar.

Não vamos ser inocentes: o Flamengo fez o que qualquer outro clube também poderia fazer. Remar sozinho sem pensar no todo é uma das características do nosso futebol.

Mas isonomia não é tudo neste caso, ao menos para quem pensa no futebol como um agregado de entidades que, juntas, podem fazer dele um negócio melhor para todos.

E aí é que está o ponto: o Fla poderia fazer diferente. Como maior torcida do Brasil e hoje time mais poderoso do País, poderia fazer valer sua força para unir os clubes e caminhar em um mesmo sentido, em momento importante em que uma liga de clubes começa a ser pensada e desenhada.

Mas não. A diretoria do Fla prefere mais uma vez o isolacionismo. Prefere mais uma vez se colocar como um clube acima de todos os outros. Dentro de campo e nas finanças está mesmo, não se discute. Mas nem isso deveria ser motivo para arrogância.

O Flamengo deseja ser diferente. E no desespero por ser diferente e descolado de todos os outros, faz exatamente o que outros fizeram.

  • eduardo-tironi
  • flamengo
  • fla
  • rubro-negro
  • app
  • futebol