Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Os portugueses estão colonizando o futebol brasileiro?

Por Eduardo Tironi 03/01/2022 • 08:36
Abel Ferreira fez história no Palmeiras ao conquistar duas Libertadores consecutivas
Abel Ferreira fez história no Palmeiras ao conquistar duas Libertadores consecutivas
Instagram/Libertadores

O Flamengo está acertado com Paulo Sousa, o Palmeiras seguirá com Abel Ferreira e o Atlético Mineiro mira dois alvos: Jorge Jesus e Carlos Carvalhal. Se fechar mesmo com um dos dois, os três times mais poderosos do país serão comandados por treinadores portugueses.

A temporada mágica de Jorge Jesus no Flamengo em 2019 abriu as portas para a chegada dos portugueses. Foi também por causa dela que Abel Ferreira chegou ao Palmeiras, credenciado porque o time que ele dirigia na ocasião, o Paok da Grécia, eliminou justamente o Benfica de JJ da Liga dos Campeões.

E então a chegada dos gajos não parou mais. E houve quem deu muito errado como Ricardo Sá Pinto no Vasco e Antonio Oliveira no Athletico Paranaense.

Mas na visão de cartolas e torcedores, todo treinador português é um Jorge Jesus em potencial.

Com duas Libertadores conquistadas, Abel é certamente o maior caso de sucesso em terras tupiniquins. Não à toa, está lançando um livro sobre sua experiência no futebol brasileiro. Jorge Jesus pode ter sido o mais impactante, pelo jogo que o seu Flamengo produziu. Mas a temporada triste que fez em sua volta ao Benfica agora coloca muita coisa em dúvida. Ele será capaz de reproduzir aquele futebol espetacular novamente se for para o Galo?

Na terra de treinadores portugueses, os brasileiros seguem em baixa. Cuca é o único produto nacional confiável. Por conta própria, decidiu não seguir no comando do Galo.

Abaixo dele, outros veteranos que não empolgam muito e muitas apostas, que precisam provar o seu valor.

Os portugueses estão colonizando o futebol brasileiro?

  • eduardo-tironi
  • futebol
  • treinadores
  • portugueses
  • esportes
  • app