Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Palmeiras é o time para se contemplar no momento

Por Eduardo Tironi 25/05/2022 • 08:56
Verdão fez a melhor fase de grupos da história da Libertadores
Verdão fez a melhor fase de grupos da história da Libertadores
Divulgação/SE Palmeiras/Cesar Greco

Além do nosso time do coração, sempre tem outro que queremos ver jogar. Para muitos atualmente, o Manchester City de Guardiola ou o Liverpool de Jurgen Klopp. E não é torcer. É assistir e contemplar.

Como o futebol praticado no Brasil não está na primeira divisão do futebol mundial, dificilmente temos este apreço por algum time por aqui.

Mas o Brasil já teve seus times que todos queriam ver jogar. O Santos de Pelé (o maior deles), o Flamengo de Zico, o Palmeiras de Luxemburgo, o São Paulo de Telê Santana…

O último que despertou este sentimento por aqui foi o Flamengo de Jorge Jesus, em 2019. Gostássemos ou não do Rubro-Negro, aquele foi um time admirável.

Esta longa introdução para dizer que estamos vivendo de novo o momento de admirar um time brasileiro, torcendo ou não para ele. E este time é o Palmeiras de Abel Ferreira. Se no começo do trabalho do português o Verdão era um time apenas reativo e muito eficiente, ao longo do tempo foi incorporando outras formas de atuar. A evolução é clara do grupo que venceu a Libertadores em 2020 em uma final muito ruim para o que temos visto agora.

O Palmeiras fez com extrema facilidade a melhor campanha na fase de grupos da Libertadores. Antes disso, virou uma final de campeonato Paulista espetacular contra o São Paulo com um humilhante 4 a 0 na partida decisiva. Começou patinando no Brasileiro, mas já é vice-líder com direito a um 3 a 0 no rival Corinthians no meio do caminho.

Se tem um time no Brasil que queremos ver jogar este time em 2022 no Brasil é o Palmeiras.

  • eduardo-tironi
  • palmeiras
  • futebol
  • esportes
  • app