Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Quem deveria estar e quem está dando as cartas no Brasileiro

Por Eduardo Tironi 09/05/2022 • 08:36
Corinthians de Renato Augusto é o líder do Brasileirão
Corinthians de Renato Augusto é o líder do Brasileirão
Divulgação/Ag. Corinthians/Rodrigo Coca

Nenhum dos três poderosos do futebol brasileiro ganhou na rodada. O Galo perdeu para o América-MG, o Flamengo perdeu para o Botafogo e o Palmeiras empatou com o Fluminense. Todos como mandantes.

Parece até estranho, mas dos três, apenas o time mineiro está na primeira página da tabela (acima do 10º lugar). O Palmeiras amarga a 13ª posição e o Flamengo a 14ª.

A situação fica ainda mais estranha ao olhar a tabela e ver que o Palmeiras e o Flamengo já perderam cinco pontos como mandantes e que o Atlético pontuou muito menos do que se imaginava com a tabela favorável que tem neste momento da competição.

Fazer todos os pontos possíveis dentro de casa é a regra de número um para uma campanha boa em um campeonato por pontos corridos. Na cartilha de Pep Guardiola, as primeiras dez rodadas são fundamentais para se fazer uma peneiragem que aponte quem vai lutar pelo título. Neste aspecto, Flamengo e Palmeiras estão devendo e muito.

Flamengo, Galo e Palmeiras deveriam estar disputando as primeiras posições pelos times e o poder financeiro que têm hoje. Mas quem está lá em cima é o Corinthians endividado. Com pelo menos duas vitórias fora de casa que contribuem muito para esta pequena desgarrada inicial: contra o Botafogo e contra o Bragantino. Dois times que deverão ser bem complicados de se tirar ponto em casa.

Com o calendário insano como este que vivemos em 2022, esse esticão inicial é muito importante. Seis pontos fora de casa logo de cara podem pesar na balança ao fim do campeonato. Olho vivo.

  • eduardo-tironi
  • brasileirão
  • corinthians
  • futebol
  • esportes
  • app