Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Rodinei é o nome que será lembrado neste Brasileirão

Por Eduardo Tironi 22/02/2021 • 08:24
Antes de ser expulso, Rodinei teve chance de virar a partida para o Inter
Antes de ser expulso, Rodinei teve chance de virar a partida para o Inter
Reprodução/Instagram Internacional/Ricardo Duarte

O Campeonato Brasileiro já tem um fortíssimo candidato para estampar seu nome na posteridade. "O Brasileirão do Rodinei". O lateral do Internacional foi o personagem da vitória do Flamengo sobre o Colorado, jogo considerado a “final” antecipada da competição.

Nem Hollywood faria um roteiro tão mirabolante. Emprestado pelo Fla, o jogador poderia entrar em campo apenas se o Inter pagasse uma multa de R$ 1 milhão estipulada no contrato. Um torcedor milionário do time gaúcho pagou a multa e Rodinei entrou em campo, para ser expulso nos primeiros minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 1 a 1. Com um a mais por tanto tempo, o Rubro-Negro chegou à virada naturalmente.

A história é repleta de "nomes" para clássicos históricos. O Flamengo x Vasco do Ladrilheiro, quando um torcedor invadiu o campo para esfriar uma reação vascaína. O Corinthians x Palmeiras do gol porquinho, quando Viola imitou um suíno após marcar para o Timão. Os exemplos são vários.

Infelizmente, para o jogador esta será uma terrível lembrança e uma marca eterna na carreira. No caso, com uma certa dose de injustiça.

Rodinei faz um bom Brasileiro pelo Internacional e a expulsão pode ser discutida. Lances semelhantes ao longo do campeonato foram advertidos apenas com cartão amarelo (inclusive marcado pelo mesmo árbitro da partida de domingo, Rafael Claus).

Para aumentar a crueldade, pouco antes da expulsão Rodinei teve uma chance de colocar o Inter à frente no placar novamente ao acertar uma bola no travessão.

O futebol é apaixonante pelos seus roteiros e personagens eternos.

  • eduardo-tironi
  • rodinei
  • flamengo
  • internacional
  • app
  • futebol