Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

Torcidas pelo Brasil deram o recado: o futebol é do povo

Por Eduardo Tironi 22/11/2021 • 10:27
Torcida do Botafogo abraçou o time
Torcida do Botafogo abraçou o time
Instagram/Botafogo/Vitor Silva

A torcida do Flamengo fez um gesto emocionante e espetacular ao "levar" o time ao aeroporto, na sexta-feira. O Aerofla foi um daqueles movimentos humanos tão impactantes que é impossível ficar indiferente e que será lembrado para sempre.

Mas esta não foi a única manifestação de paixão de torcedor vista nos últimos dias pelo Brasil. O Athletico Paranaense campeão da Sul-Americana foi recebido com uma linda festa pela sua torcida em Curitiba, contrastando com a frieza vista no estádio Centenário em Montevidéu, palco da final.

Semana passada, a torcida do Botafogo fez outra linda festa no Engenhão e neste domingo de novo com a conquista do título da Série B.

Não se trata aqui de comparar tamanhos de torcidas. É claro que o Fla tem a maior e seus movimentos são mais grandiosos. Mas paixão não se mede apenas por isso.

O que fizeram algumas torcidas brasileiras nos últimos dias foi um recado muito claro. O futebol é do povo e ele não pode ser excluído. A onda que levou o Flamengo ao aeroporto Santos Dumont sexta-feira era, em sua enorme maioria, formada por gente que não consegue mais entrar no Maracanã.

O athleticano que fez a festa em Curitiba não teve condição de estar em Montevidéu. Não à toa o estádio estava vergonhosamente vazio. A culpa não é da torcida, afinal, quem no Brasil tem condição de fazer uma viagem internacional e ainda pagar um ingresso absurdamente caro?

O futebol é um negócio e isso parece ser um caminho sem volta. Mas esse grito de alerta visto nos últimos dias tem de ser ouvido. O futebol é do povo.

  • eduardo-tironi
  • botafogo
  • flamengo
  • torcida
  • futebol
  • app
  • athletico