Eduardo Tironi

Jornalista há 28 anos, a maioria deles dedicados ao esporte, cobriu as Copas do Mundo de 1998 (França), pelo Notícias Populares, e 2006 (Alemanha) pelo Diário Lance!, onde foi editor-executivo. Sete anos como comentarista e editor-executivo na ESPN Brasil, tendo participado da cobertura da Copa do Brasil (2014) e da Olimpíada do Rio-2016 pelo canal.

Papo com Tironi

VAR segue sendo o personagem do futebol brasileiro

VAR segue sendo o personagem no Brasil

Por Eduardo Tironi 01/03/2021 • 09:03 - Atualizado em 01/03/2021 • 09:05
O VAR continua sendo o assunto central no futebol brasileiro
O VAR continua sendo o assunto central no futebol brasileiro
Divulgação/CBF/Fernando Torres

Grêmio x Palmeiras, a final da Copa do Brasil, é o último ato da temporada 2020 do futebol brasileiro, que terminará em 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus. A não ser que a partida de volta seja muito diferente do que foi a de ida neste domingo em Porto Alegre, podemos dizer que o nível do jogo no País caiu muito.

Aqui não se trata de menosprezar o feito dos dois times que podem ser campeões. No caso do Palmeiras, muito pelo contrário: em uma temporada atípica, o clube tem a chance de terminar com três títulos conquistados, dois dos mais desejados por um time brasileiro: Copa do Brasil e Libertadores.

Se for o Grêmio a conquistar o título, salvará uma temporada bem mediana do time de Renato Portaluppi.

Mas o jogo teve muita disputa, muita luta, mas pouco futebol. E ao final sobrou reclamação sobre arbitragem por parte de Renato. No centro das atenções: o VAR, principal personagem do futebol brasileiro na temporada que está acabando.

A arbitragem eletrônica termina a temporada como o assunto central e começa a de 2021 da mesma forma. No Morumbi, a ferramenta não teria funcionado para avaliar o gol do Botafogo-SP contra o São Paulo. E no segundo tempo, a linha traçada para identificar um impedimento de Daniel Alves no que seria o gol da virada do Tricolor não ficou clara.

E mais uma vez não faltou reclamação dos jogadores quando a bola parou de rolar.

A pandemia emendou temporadas do futebol a ponto de dar a impressão que o ano não acabou. O VAR contribui para esta sensação.

  • eduardo-tironi
  • var
  • app
  • futebol
  • palmeiras
  • grêmio
  • são paulo