Fábio Piperno

O jornalista Fábio Piperno participou in loco pelo Bandsports de coberturas de Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, Libertadores e Copa América.

Timão pode terminar junho no Z-4

Por Fábio Piperno 03/06/2021 • 17:11
Sylvinho terá sequência complicada no início de trabalho no Corinthians
Sylvinho terá sequência complicada no início de trabalho no Corinthians
Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O lado esquerdo da defesa do Corinthians parece a Ladeira Porto Geral, endereço bem conhecido dos paulistanos. Todo mundo desce por lá rumo ao deleite das compras ou do gol. Já era assim antes de Sylvinho. É um setor em que no Timão não funciona com a lógica de sistema. O lateral fica perdido e não dá conta de marcar sozinho a multidão que passa por lá.

Como jogador, o técnico Sylvinho foi um lateral esquerdo muito bom, que saiu do Corinthians para fazer carreira na Europa. Era ótimo marcador. Por isso, chega a ser irônico que todos os gols que o Corinthians sofreu nos dois jogos em que ele comandou o time tenham saído do lado em que ele atuava. O trabalho para consertar também isso será árduo.

O problema é que há muito mais que isso. São tantos os defeitos desse time enfraquecido por gestões calamitosas que hoje é difícil encontrar um corintiano que não enxergue o fantasma do rebaixamento a cada um dos muitos tropeços. Sem dinheiro, e com um técnico que ainda está se readaptando ao mercado brasileiro, as perspectivas são as piores possíveis.

Junho pode ser um mês terrível para o Corinthians de Sylvinho. Terá no domingo jogo chato contra o América em BH. Depois, a volta da Copa do Brasil, com imenso risco de eliminação para o Atlético Goianiense. São duas derrotas seguidas, em Itaquera, para um adversário que foi eliminado na semifinal do estadual para o Grêmio Anápolis. Conhecem? Na sequência, o Timão vai enfrentar Palmeiras (fora), Bragantino (casa), Bahia (f), Sport (c), Flu (f) e São Paulo (c). Ou seja, a chance de fechar o mês na zona do rebaixamento é considerável.

Nos programas de televisão, rádio e internet, além dos milhares de posts nas redes sociais, as discussões são em torno de Ramiro, Camacho, Léo Natel, Gil, Raul Gustavo ou Piton. Confesso que para o meio-campo prefiro a dupla Gabriel-Cantillo. Mas sem muito entusiasmo. E também admito que eles estão bem longe de serem indiscutíveis.

Esse talvez seja o maior problema do elenco do Corinthians. São bem poucos os jogadores realmente confiáveis. O grupo atual parece ter sido montado por quem quis maltratar o torcedor com requintes de crueldade. Com ele, não há grandes soluções de curto prazo.

Com tantas vulnerabilidades no elenco, será compreensível se Sylvinho adotar soluções conservadoras no curto prazo. Em paralelo, a direção do Corinthians precisa começar já a encarar o futuro com realismo. Sem dinheiro e cheio de dívidas, a formação de bons jogadores na base parece ser o único caminho, Nesse sentido, o Fluminense é um bom exemplo.

De resto, e como paliativo, é preciso primeiro interditar a Ladeira Porto Geral do lado esquerdo. Se conseguir isso, Sylvinho talvez comece a espantar as pressões que certamente sofrerá.

  • fabio-piperno
  • futebol
  • corinthians
  • Silvinho
  • brasileirão
  • app