Rafael Augusto

Acredita no poder de contar uma história e que se for possível fazer a diferença para uma única pessoa, terá cumprido o seu papel. É formado em Jornalismo e tem especialização em Mídias Sociais. Atualmente no Bandsports, conta com passagens pela TV Band, ESPN, Olimpíada Todo Dia e Gazeta de Santo Amaro.

Brasileiros pelo Mundo

Itaitinga, o atacante que leva o nome da sua cidade para o mundo

Por Rafael Augusto 18/11/2021 • 07:23
Jovem atacante de 23 anos defende o Sion, da Suíça
Jovem atacante de 23 anos defende o Sion, da Suíça
Divulgação/Sion

A coluna desta semana contará a história de Cleilton Monteiro da Costa, um jovem atacante de 23 anos que atua no Sion, centenário time suíço que disputa a Superliga, a primeira divisão do país europeu.

Fora do país desde 2018, quando foi contratado aos 19 anos, o jogador é conhecido mesmo como Itaitinga devido a cidade em que nasceu na região metropolitana de Fortaleza. E poder levar o nome da sua cidade é algo que muito o orgulha.

“É até engraçado. Quem pergunta sobre o nome, eu explico que foi onde eu nasci e cresci, mas o melhor é carregar até hoje Itaitinga comigo. Inclusive comprei uma casa para a minha mãe por lá recentemente. Espero poder seguir levando Itaitinga para o mundo. Pretendo entrar em contato com a prefeitura da cidade em breve, através da minha assessoria, para fazer uma visita oficial por lá quando estiver no Brasil. Quero presentear o prefeito com uma camisa minha”, fala.

Apesar da jovem idade, esse é o quarto ano atuando na Europa, então praticamente o desenvolvimento como jogador acabou sendo na escola europeia, o que tem ajudado bastante.

“O futebol europeu é diferente do jogado no Brasil por vários motivos, por isso a gente acaba aprendendo muito sobre a parte tática. Conseguimos conviver com pessoas de vários lugares do mundo que podem ensinar coisas que vão moldando a forma de jogar”, explica.

itaitinga2
Itaitinga em ação pelo Sion, da Suíça. Divulgação/Sion


Início no futebol cearense e passagem pela base do Palmeiras

A venda de Itaitinga aconteceu rapidamente, antes que ele se consolidasse aqui no futebol brasileiro, porém o jogador teve breve passagens pelo Fortaleza e pela base do Palmeiras. O início no futebol cearense teve inclusive uma disputa de Estadual no currículo.

“Como todo jogador que sonha em ser profissional, não foi fácil. Eu me dedicava dia e noite para alcançar meu objetivo, mas graças a Deus e ao Tiradentes pude começar meu sonho. 2017 foi um ano muito especial, pude marcar gols pelo Campeonato Cearense e ajudei o time dando o meu melhor. Fico feliz em ver o futebol de lá sendo cada vez mais representado nos grandes torneios do Brasil”, relembra.

A passagem pelo clube cearense foi boa, com três gols anotados e que despertaram o interesse de outros clubes como o Vitória e o Palmeiras. Muito jovem e apesar de ter jogado um estadual no profissional, foi contratado para jogar no sub-20 do alviverde.

“Acredito que tudo tem um propósito e naquele momento foi necessário. Hoje até entendo mais, por ser mais maduro, e percebo que foi importante para minha carreira. Foi bom compartilhar experiências com outros atletas no Palmeiras”, comenta.

itaitinga3
Jogador passou pelo pelo sub-20 do Palmeiras. Reprodução/TV Palmeiras


O período no Palmeiras foi curto e logo na sequência o jogador foi contratado pelo Fortaleza para a disputa de um torneio específico local, a Copa Fares Lopes. De lá, um período de testes no Internacional até chegar a proposta do Sion, da Suíça.

Quatro anos de Europa e experiência em dois países

A proposta para atuar fora do país enquanto ainda estava em busca de afirmação no futebol brasileiro foi bastante interessante para o jovem Itaitinga. Ele não teve dúvidas em aceitar o desafio na carreira.

“Fiquei muito feliz pelo convite. O Sion é um clube respeitado e de muita história, e ainda ter a chance de continuar convivendo com brasileiros é muito bom. Não pensei duas vezes em vir. Eu e o Adryan sempre brincamos que nos sentimos em casa por aqui”, conta.

Já são mais de 50 partidas pelo Sion e 8 gols marcados (até a publicação da matéria). Apesar de ter bons números, o clube não esteve em grande fase nas últimas temporadas. Inclusive, Itaitinga teve a oportunidade de ser emprestado para uma passagem na segunda divisão francesa, defendendo as cores do Pau FC.

“Foi muito enriquecedora. O futebol francês não é tão diferente, mas a experiência foi ótima para minha carreira. Fiz 3 gols em menos de 20 jogos e fiquei satisfeito em ajudar o Pau FC nas Ligas. Agradeço ao clube, funcionários e companheiros de time”, explica.

itaitinga4
Itaitinga também defendeu as cores do Pau FC, da França. Divulgação/Pau FC


A experiência em dois países, duas ligas, técnicos com visões diferentes e companheiros tem agregado não somente ao futebol, mas também culturalmente ao jovem que saiu muito jovem do futebol brasileiro para buscar o seu lugar ao sol.

  • rafael-augusto
  • futebol
  • itaitinga
  • sion
  • esportes
  • app