Raí Monteiro

Raí Monteiro é jornalista formado desde 2018. Sempre buscando entender o jogo pelo contexto e as ideias, gosta de olhar o esporte pela tática e o lado estratégico, sem esquecer a imprevisibilidade que faz do futebol o mais apaixonante de todos. Fã das boas histórias da bola.

Futebol Gringo

Invicto e com a melhor defesa, Atlético se coloca como grande favorito ao título espanhol

Por Raí Monteiro 30/11/2020 • 07:58
Após nove rodadas, o Atlético de Madrid segue invicto no Campeonato Espanhol
Após nove rodadas, o Atlético de Madrid segue invicto no Campeonato Espanhol
Divulgação/Twitter Atlético de Madrid

A vitória do Atlético de Madrid sobre o Valencia, fora de casa, no último sábado, foi a sétima em nove rodadas da atual edição do Campeonato Espanhol. O time treinado por Diego Simeone segue invicto na temporada, com outros dois empates na conta, e também tem a melhor defesa da competição, com incríveis dois gols sofridos – um a cada 450 minutos em campo.  

A conhecida e eficiente defesa dos colchoneros ganhou a companhia de um ataque que também tem dado garantias na temporada, e é o segundo mais positivo do campeonato, ao lado do Barcelona, com 19 bolas nas redes dos rivais.

Esse saldo positivo está muito na conta da chegada de Luis Suárez, que marcou cinco vezes em seis rodadas e elevou o aproveitamento. O uruguaio tem média de uma bola na rede a cada três tentativas, ou a cada 75 minutos em campo. A isso se soma também a evolução de João Félix, que tem cinco gols e duas assistências em nove jogos. O português cresceu com Suárez à frente, servindo de referência para ele se mover pelo ataque. Além de Ángel Correa, que já contribuiu com cinco passes para gols na temporada espanhola.  

Outro destaque que merece um espaço especial é o goleiro esloveno Jan Oblak, comandante da melhor defesa do campeonato. Diante do Valencia, no Mestalla, o arqueiro alcançou a marca de 122 jogos sem ser vazado em 200 oportunidades pela competição nacional, um número extremamente expressivo.  

Assim como a invencibilidade do Atlético em seu território. A última derrota do time no Campeonato Espanhol foi em fevereiro, diante do Real Madrid, no Santiago Bernabéu, ainda pela Liga da temporada 2019/20, antes da pandemia. Desde então, são 16 vitórias e nove empates em 25 jogos sem derrota. Um forte indicativo.  

Bem como a temporada ruim de Real Madrid e Barcelona, que acumulam tropeços e baixo rendimento do ponto de vista coletivo. Hoje, o time de Simeone está seis pontos à frente dos madridistas, com um jogo a menos, e nove para os catalães, que têm os mesmos nove jogos. Uma soma que não deixa dúvidas: o Atlético de Madrid é o grande favorito ao título espanhol em 2021.

Dados estatísticos: WyScout.  

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Bandsports.

  • rai-monteiro
  • Atlético de Madrid
  • Espanhol
  • Real
  • Barcelona
  • Suárez