Stephano Alba

Formado em Rádio e Televisão pela FAAP em 2016, mesmo ano que iniciei a jornada no BandSports, onde atualmente trabalho como editor. Diferente da maioria dos brasileiros que escolhem o esporte bretão, em 2003 me apaixonei pelo basquete. Torcedor do Denver Nuggets e defensor do pivôzão raiz, joguei como ala na base do Paulistano e defendi por alguns meses as cores da Rockrige School, de Vancouver (Canadá). Fui coordenador do Linha de 3, programa que dá nome a esta coluna apresentado na época pela lenda Álvaro José e que contava com os comentários de Danilo Castro, ex-armador da seleção brasileira. Tive a oportunidade de sentar à essa mesa algumas vezes para comentar o esporte, na minha opinião, mais frenético de todos os tempos. E é sobre ele que vamos falar aqui neste espaço semanalmente.

Linha de 3

Draft da NBA está chegando, façam suas apostas

Por Stephano Alba 27/10/2020 • 16:16 - Atualizado em 28/10/2020 • 18:37
Draft da NBA acontece em 18 de novembro
Draft da NBA acontece em 18 de novembro
Pixabay

A temporada chegou ao fim no início do mês. O Los Angeles Lakers voltou ao panteão do basquete e igualou o número de títulos com o rival Boston Celtics, agora ambos possuem 17 anéis da NBA.  

Fácil citar os destaques da vitoriosa campanha de L.A. Lebron James, Anthony Davis, Rajon Rondo e mais algumas estrelas que compuseram esta constelação. Fora o elenco campeão, tivemos inúmeros destaques. Jimmy Butler brilhou nas finais. Antetokounmpo foi eleito o MVP e o melhor defensor da temporada regular, entrando para o seleto grupo de Michal Jordan e Hakeem Olajuwon, únicos jogadores a realizaram esta façanha antes do grego. Podemos falar também de James Harden, Kawhi Leonard... A lista é longa, são muitos all stars em uma só liga, mas você sabe os nomes daqueles que estão por vir? As possíveis futuras lendas do basquete podem aparecer na próxima temporada e você, provavelmente, ainda nem escutou o nome dessas jovens promessas.  

Marcado para o dia 18 de novembro, o Draft é um grande evento norte-americano, que não está presente só no basquete. A “loteria” é basicamente composta por dezenas de garotos que, em sua maioria, saíram do esporte universitário dispostos a doar todo o seu talento e vontade para uma franquia, muitos são considerados craques antes mesmo da estreia na NBA.  

Um ranking é feito para prospectar em que lugar os atletas serão escolhidos. Inclusive, quem curte uma aposta, pode tentar a sorte e cravar a primeira escolha, normalmente o retorno deste investimento é baixo. Então, se você quiser ousar, pode tentar cravar as cinco primeiras escolhas, porque não?

Como já sabemos as posições de cada time, Minnesota, Golden State, Charlotte, Chicago e Cleveland encabeçam, nesta ordem, as escolhas do Draft 2020. Vamos então ao provável Top 5 da loteria deste ano, assim você já pode ficar ligado nos pequenos grandes astros do basquete.  

1º - Anthony Edwards, SG, Georgia – Calouro

Quem escolher Anthony Edwards vai estar melhorando seu ataque. Ala-armador habilidoso de muita força, ele teve em seu único ano na NCAA uma média de 19.1 pontos por jogo. Os críticos já detectaram um possível problema no jovem de 19 anos. Em alguns momentos em que teve de tomar importantes decisões, Edwards acabou cometendo erros. A pergunta é: os erros são de sua falta de experiência ou Anthony Edwards não é o jogador para decidir a última bola?

2º - Lamelo Ball, PG, Illaearra Hawks

A família Ball já é conhecida no mundo do basquete, pena que quem mais se destacou, por enquanto, foi o patriarca Lavar Ball, pai de Lamello e de Lonzo Ball, atual armador do New Orleans Pelicans. Lamelo é o filho mais novo da família e é considerado o mais habilidoso. A defesa não é seu forte, mas seu jeito de conduzir a bola e atacar o aro faz com que ele seja, talvez, o jogador mais interessante de se assistir desta lista. Ball não vem direto da universidade, ele jogou uma temporada na NBL, liga de basquete da Austrália, e por lá foi eleito o rookie do ano com uma média de 17 pontos, 7.4 rebotes e 6.8 assistências por jogo. Vamos ver se ele consegue se destacar na NBA ou se as manchetes da família Ball vão ficar em cima das abobrinhas de Lavar.

3º - James Wiseman, C, Memphis

Com pouco mais de 2m15, James Wiseman é o jogador mais dominante desta lista. Apesar de defender o pivozão raiz, é necessário dar o braço a torcer quando um cara desta altura consegue se movimentar como um jogador “baixo”. Mas olhando o link abaixo você pode perceber que Wiseman tem no fundo as referências de um pivô old school. Dentro do garrafão, tamanho é documento, e com essa altura este jovem de 19 anos está pronto para tentar ocupar algumas zonas pintadas.

4º - Tyrese Haliburton, PG, Iowa State

Dono de um arremesso esquisito, Tyrese Haliburton, de 20 anos de idade, está bem cotado entre o top 5. Os pessimistas dizem que ele é um armador lento e pouco explosivo, já os otimistas preferem dizer que ele é um jogador com mais de uma posição. Fato é que Haliburton é o jogador desta lista que tem, talvez, a melhor mentalidade de jogo. O armador consegue ler a defesa e escolher as melhores bolas, quando ele não decide mandar uma bola de 3 pontos. Caso a franquia não queira usá-lo como titular, Tyrese Haliburton pode ser um excelente sexto homem.

5º - Deni Avdija, SF, Maccabi Tel Aviv

Este é o primeiro estrangeiro da lista, talvez o nome que poderia estar fora dela, mas achei interessante trazer um gringo para a conversa. Deni Avdija ganhou espaço com a suspensão da temporada da NCAA e de outras ligas, mas mesmo assim esse ala merecia uma atenção especial antes da paralisação. Não à toa o israelense foi eleito o MVP da Winner League (liga de Isreal). O jovem de 19 anos liderou o Maccabi Tel Aviv durante toda a competição. Deni Avdija pode não ser o cestinha da partida, mas a inteligência do ala faz dele uma peça valiosa em qualquer franquia.

  • stephano-alba
  • nba
  • draft