Stephano Alba

Formado em Rádio e Televisão pela FAAP em 2016, mesmo ano que iniciei a jornada no BandSports, onde atualmente trabalho como editor. Diferente da maioria dos brasileiros que escolhem o esporte bretão, em 2003 me apaixonei pelo basquete. Torcedor do Denver Nuggets e defensor do pivôzão raiz, joguei como ala na base do Paulistano e defendi por alguns meses as cores da Rockrige School, de Vancouver (Canadá). Fui coordenador do Linha de 3, programa que dá nome a esta coluna apresentado na época pela lenda Álvaro José e que contava com os comentários de Danilo Castro, ex-armador da seleção brasileira. Tive a oportunidade de sentar à essa mesa algumas vezes para comentar o esporte, na minha opinião, mais frenético de todos os tempos. E é sobre ele que vamos falar aqui neste espaço semanalmente.

Linha de 3

O melhor ataque é aquele que mais pontua

Por Stephano Alba 03/02/2021 • 15:41
Brooklyn Nets segue com vitórias mesmo com o título de pior defesa
Brooklyn Nets segue com vitórias mesmo com o título de pior defesa
Instagram/James Harden

Existe uma preocupação desde que o Big Three começou a jogar junto. Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden não precisam provar nada quando o assunto é bola na cesta, mas quando falamos em defender a zona pintada, a franquia de Brooklyn deixa muito a desejar.

Normalmente ouvimos que o melhor ataque é a defesa ou que um bom time começa a ser construído de trás para a frente. Difícil discordar das afirmações, porém podemos ver estes defeitos de um prisma um pouco diferente.

“A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante. ” (Sun Tzu, A arte da guerra)

Seria o melhor ataque a defesa ou aquele que muito se defende não tem força e confiança em seu poder de atacar?

As estatísticas podem preocupar. Caso a temporada regular terminasse hoje, a defesa do time comandado por Steve Nash seria a pior. Uma média de 119.9 pontos sofridos por jogo. Assustador, não é mesmo? Porém a posição na tabela não é nada condizente com esta informação. O Nets ocupa a segunda colocação da conferência Leste, atrás apenas do Filadélfia 76ers, são 14 vitórias e 9 derrotas. Isso porque a infantaria de Brooklyn é assassina. São 122.3 pontos por jogo. O time que tem a pior defesa também é dono do melhor ataque. Por enquanto a conta está fechando.

Sabemos que montar uma boa defesa é mais complicado do que arrumar o que acontece lá na frente. Harden, Irving, Durant e companhia podem não formar a mais rígida das fortalezas, mas com certeza uma melhora vai acontecer no sistema defensivo. Leva tempo para subir uma muralha.

Fato é que muito se fala a respeito da ineficiência defensiva do Brooklyn Nets e, esquecem, que eles ainda fazem mais pontos do que tomam. O tempo vai ajustar os defeitos que precisam ser reparados. Agora, às outras franquias podem rezar e implorar para Cronos, mas é necessário muito mais do que tempo para juntar o poder de destruição que Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden possuem quando se juntam.

  • stephano-alba
  • basquete
  • nba
  • brooklyn nets
  • big three
  • app