Notícias

Para Horner, acidente entre Verstappen e Hamilton foi causado por erro no pit stop

Da Redação BandSports 14/09/2021 • 10:22 - Atualizado em 14/09/2021 • 10:57
Chefe da RBR apontou erro humano na parada do piloto holandês
Chefe da RBR apontou erro humano na parada do piloto holandês
Reprodução/Instagram Christian Horner

O acidente entre Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Itália de domingo, 12, segue dando o que falar nos bastidores da Fórmula 1. Desta vez, o chefe da RBR, Christian Horner, assumiu que a disputa entre a dupla àquela altura da corrida no autódromo de Monza aconteceu por causa de um erro no pit stop da escuderia austríaca.

“Nosso pit stop foi difícil, tivemos um problema na parada, então ele ficou muito mais tempo parado do que deveria. Ele nunca deveria estar perto de Lewis. Isso colocou os dois em uma situação de competição entre eles. E é claro que iriam disputar”, falou Horner. 

No momento da falha mencionada, Verstappen havia acabado de recuperar a liderança da corrida italiana quando foi chamado para os boxes. Em uma parada irreconhecível da RBR, ele demorou 11 segundos para retornar à pista e voltou na décima colocação. Pouco depois, Hamilton, que havia assumido a ponta da prova, também viu a Mercedes demorar em sua troca de pneus e voltou disputando posição exatamente com o rival.

Com a sequência de erros, os pilotos começaram mais uma intensa disputa por espaço quando as rodas se tocaram, o RB16B de Verstappen passou pelas zebras da chicane e foi lançado por cima do W12 do heptacampeão, chegando a tocar a cabeça do britânico. Os carros acabaram “encavalados” na brita e a dupla precisou abandonar a prova, vencida por Daniel Ricciardo, da McLaren

O incidente rendeu uma punição de três posições no grid do GP da Rússia e dois pontos na superlicença do piloto holandês. Após destacar que a disputa entre a dupla não deveria ter acontecido, Horner completou seus comentários apontando um erro humano no pit stop de sua equipe, que é conhecida pela eficiência nos boxes. 

“Há um problema, que parecia com a roda dianteira da frente, que ainda precisamos entender completamente. Tivemos um problema que parece ter sido erro humano. A roda estava pronta para ir e, infelizmente, o carro não foi liberado. Normalmente eles são fenomenais no pit lane. Dessa vez não foi do jeito deles. E isso, infelizmente, nos levou a uma situação em que não deveríamos estar perto de Lewis”, lamentou o dirigente, que não esqueceu de dividir parte da responsabilidade com a escuderia rival. 

“E, claro, a parada da Mercedes também não foi das melhores, e isso colocou os dois lado a lado”, encerrou.

Sem que os rivais completassem a prova em solo italiano, a disputa pelo título do campeonato mundial de F1 segue a todo vapor. Na liderança da classificação, Verstappen tem 226,5 pontos, ou seja cinco a mais que Hamilton, que soma 221,5.

Os pilotos voltam à ação entre os dias 24 e 26 de setembro, para o GP da Rússia. Os treinos livres e classificatório para a etapa disputada em Sochi terão cobertura completa do Bandsports. A Band mostra a corrida.

Reveja o acidente:

  • horner
  • red bull
  • hamilton
  • verstappen
  • app
  • fórmula 1
  • f1
  • esportes