Notícias

Alemães erguem bandeiras do arco-íris em partida contra Hungria pela Euro

Da Redação BandSports, com Agência Brasil 23/06/2021 • 20:46
Dentro e fora do estádio houve manifestação em apoio aos direitos LGBTQIA+
Dentro e fora do estádio houve manifestação em apoio aos direitos LGBTQIA+
Reprodução/Twitter Seleção Alemã

Um manifestante agitando uma bandeira do arco-íris invadiu o campo antes do confronto da Eurocopa-2020 entre Alemanha e Hungria, nesta quarta-feira, 23, em Munique. Torcedores dentro e fora do estádio também carregaram faixas semelhantes para demonstrar apoio aos direitos LGBTQIA+, cuja luta é celebrada neste mês de junho.

O prefeito de Munique queria que o estádio da cidade fosse iluminado com as cores do arco-íris para a partida em protesto contra uma nova lei na Hungria que proíbe materiais escolares considerados como formas de "promover" a homossexualidade e a mudança de gênero, e que restringe a mídia de mostrar tal conteúdo em programas acessíveis a crianças e adolescentes.

A Uefa rejeitou o pedido, mas isso não impediu que torcedores levassem as bandeiras ao estádio e que voluntários as distribuíssem para quem entrava na arena.

Enquanto a equipe de segurança conduzia o invasor para fora do campo, vários torcedores acenaram as bandeiras em apoio e aplaudiram.

Muitos trabalhadores do transporte público e outros ao redor da cidade carregaram bandeiras para mostrar sua opinião sobre o assunto, enquanto uma turbina eólica fora do estádio foi iluminada com as cores do arco-íris.

A Alemanha saiu perdendo a partida, mas conseguiu empatar por 2 a 2 no final e garantiu sua classificação à próxima fase da Euro. A Hungria foi eliminada, pois precisava de uma vitória para avançar.

  • alemanhã
  • hungria
  • lgbtqia+
  • app
  • futebol
  • eurocopa