Notícias

ATP planeja mudar regras para evitar idas prolongadas ao vestiário durante jogos

Da Redação Bandsports 18/09/2021 • 12:46 - Atualizado em 18/09/2021 • 13:20
Tsitsipas foi o centro de polêmicas por suas idas demoradas ao vestiário
Tsitsipas foi o centro de polêmicas por suas idas demoradas ao vestiário
Reprodução/Instagram US Open

Motivo de reclamações e polêmicas em torneios recentes do circuito de tênis, as longas idas ao vestiário estão perto do fim, garantiu a Associação de Tenistas Profissionais (ATP). 

“Vai haver mudança nas regras dos toilet breaks e também dos períodos de assistência médica”, disse uma fonte da entidade à agência de notícias Reuters. 

“O nosso objetivo é ter regras mais apertadas neste sentido. Havia a noção de que este tipo de situação poderia ser um problema grave no futuro e aquilo que se passou no US Open obrigou a ATP a agir rapidamente”, acrescentou. 

O fato citado refere-se ao confronto entre Andy Murray e Stefanos Tsitsipas na primeira rodada do Grand Slam norte-americano. A batalha épica de cinco sets acabou vencida por Tsitsipas, no entanto, não foram as suas qualidades dentro de quadra que marcaram o confronto.  

Em uma situação que já está se tornando habitual na carreira do grego, que ficou duas vezes atrás no placar diante do escocês, ele gastou mais de dez minutos em uma ida ao vestiário, para irritação de Murray. Além disso, já havia solicitado atendimento em quadra e trocado a raquete no meio de um game quando perdia por 0-30. Tal comportamento foi encarado como uma maneira de quebrar o ritmo da partida pelo ex-número 1 do mundo, que chegou a dizer que havia perdido o respeito por Tsitsipas. 

Esta não foi a primeira vez que Stefanos irritou um adversário com suas idas ao vestiário. Na semifinal do Masters 1000 de Cincinnati, foi a vez de Alexander Zverev reclamar da demora do grego. Na ocasião, o alemão chegou a insinuar que Tsitsipas se comunicava com seu pai e treinador durante sua ausência, o que é proibido. Enquanto ele estava no banheiro, a transmissão oficial mostrava Apostolos Tsitsipas mexendo no celular no box do tenista. 

Apesar das polêmicas, Tsitsipas declarou que não estava fazendo nada errado nem infringindo nenhuma regra, quadro que deve mudar em breve.