Notícias

Balduccini é a nadadora mais nova do Brasil em Olimpíadas desde Ricardo Prado

Da Redação BandSports 21/07/2021 • 07:15 - Atualizado em 21/07/2021 • 09:05
Aos 16 anos, nadadora paulista disputará o revezamento 4x100m livre
Aos 16 anos, nadadora paulista disputará o revezamento 4x100m livre
Divulgação/Jonne Roriz/COB

Medalhista de prata em Los Angeles-1984 e comentarista do Bandsports para Tóquio-2020, Ricardo Prado também fez história no esporte nacional ao participar da Olimpíada de Moscou, em 1980, com apenas 15 anos. Agora no Japão, Stephanie Balduccini, de 16, está pronta para se tornar a atleta brasileira mais nova a cair na piscina durante os Jogos desde Pradinho e, assim, escrever mais um capítulo de sua ainda curta, porém rica, trajetória na natação.

“Não tenho palavras para descrever isso. Já estava muito feliz com a classificação aos 16 anos e fiquei ainda mais ao saber dessa marca. Não falei com ele depois que me classifiquei, mas ele me deu os parabéns na seletiva. Meus pais sempre me disseram que o Ricardo me elogiava nas competições”, revelou Stephanie, após o treino no Tokyo Aquatics Centre.

Para tentar colocar mais uma medalha no quadro verde e amarelo, a nadadora paulista disputará o revezamento 4x100m livre, ao lado de Etiene Medeiros, Ana Vieira e Larissa Oliveira. Além dela, outros 16 atletas, de um total de 26 que compõem a deleção do país na modalidade, estão vivendo a sensação de pisar em uma Vila Olímpica pela primeira vez. 

“É uma experiência muito legal, poder conhecer outras pessoas. Quando entrei na Vila, fiquei surpresa com o tamanho. Estou muito contente em participar de um evento como esse e orgulhosa de representar o Brasil”, continuou.

Apesar da pouca idade, Balduccini precisou suar muito para conquistar sua vaga em Tóquio. Em 2019, ela se tornou a primeira nadadora a se tornar campeã nas provas dos quatro estilos – livre, costas, borboleta e peito – na distância dos 100m. No Campeonato Brasileiro Juvenil, ela quebrou três recordes nacionais e venceu sete das 10 provas que disputou.

“Foi um grande salto na carreira. Tomei um susto quando soube e pulei de alegria. Estava no meu clube e, depois do treino, fui para o vestiário, abri o celular e vi a confirmação da vaga. Liguei para os meus pais e para o meu namorado. Minha amiga que estava comigo me deu um presente. Está sendo tudo muito especial”, encerrou.

Com transmissão do Bandsports, as primeiras disputas da natação em Tóquio estão previstas para este sábado, 24 de julho.

  • Stephanie Balduccini
  • Ricardo Prado
  • natação
  • olimpíada
  • app
  • esportes