Bottas comemora vitória na Turquia: “Uma das melhores corridas que já fiz”

Valtteri Bottas fez valer a pole position e foi o primeiro piloto a receber a bandeira quadriculada no Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 deste domingo, 10. Para voltar ao topo do pódio da categoria após pouco mais de um ano do GP da Rússia de 2020 – quando havia triunfado pela última vez –, o finlandês da Mercedes soube ser paciente quando perdeu a ponta da corrida para Charles Leclerc, da Ferrari, entre as voltas 38 e 48.
O triunfo, que ainda teve direito a ponto extra pela volta mais rápida, foi definido, pelo próprio Bottas, como uma das melhores atuações de sua carreira no automobilismo.
“Já fazia um tempo [que não vencia]. Isso [vencer] é bom. Da minha parte, foi uma das melhores corridas que já fiz”, afirmou em entrevista à F1.
As 58 voltas disputadas em Istambul tiveram uma pista molhada pela chuva que tomou conta da cidade durante parte do dia. Com diferentes estratégias dentro da corrida, o finlandês destacou a importância de tomar as decisões corretas. Ele fez uma única parada, na 38ª volta, e completou a prova com pneus intermediários.
“Não foi fácil escolher a estratégia aqui nestas condições. Me pareceu uma vitória merecida”, encerrou.
Sem a presença de seu companheiro de escuderia, Lewis Hamilton, no pódio, que foi completado por Max Verstappen e Sergio Pérez, ambos da Red Bull, a vitória de Bottas foi importante para manter a Mercedes na liderança do mundial de construtores. A equipe alemã agora tem 433,5 pontos, 36 a mais que a RBR, que ficou com 397,5.
Com o fim das emoções do GP da Turquia, os pilotos voltam à pista no GP dos Estados Unidos, entre os dias 22 e 24 de outubro. O Bandsports exibe ao vivo os treinos livres e classificatório da etapa norte-americana. A Band mostra a corrida.