Notícias

De explosivo a bonzinho demais: Marko analisa pilotos da F1 com quem trabalhou

Da Redação BandSports 10/07/2022 • 09:14
Consultor da Red Bull trabalhou com quase metade dos pilotos do grid
Consultor da Red Bull trabalhou com quase metade dos pilotos do grid
Instagram/Max Verstappen

Helmut Marko é conhecido no mundo do esporte por seu olhar apurado para descobrir talentos e também por seus comentários polêmicos. E o consultor da Red Bull conhece bem alguns nomes que compõem o atual grid da Fórmula 1

Dos 20 pilotos que disputam a temporada de 2022 da principal categoria do automobilismo mundial, oito já trabalharam com o austríaco, seja na própria Red Bull ou na AlphaTauri. 

Em entrevista à revista Red Bulletin, Marko analisou os pontos fortes e fracos de alguns nomes com quem conviveu pelos paddocks do mundo. Veja a opinião do dirigente sobre Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel, Carlos Sainz, Alex Albon, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Sergio Pérez e, por fim, Max Verstappen, o atual campeão da F1.

Daniel Ricciardo
“Em seu primeiro ano na Red Bull, ele bateu [Sebastian] Vettel por três vitórias a zero. Max entrar em cena foi um ponto de virada em sua carreira. Em vez de assumir a luta, ele queria manter distância. E você sabe o que aconteceu depois. Isso é muito ruim.” 

“Ele sempre foi bom para trabalhar. Sua velocidade é comparável a de Max, mas falta essa consistência final.”

Sebastian Vettel
“Ele faz uso final de todas as possibilidades técnicas. Foi também por isso que ele teve vantagem sobre um talentoso Mark Webber.”

Carlos Sainz
“Foi má sorte ele ter Max como companheiro de equipe. A atmosfera entre os dois na Toro Rosso era bastante tóxica. Na configuração que tínhamos na época, eu não consegui ver uma maneira de mantê-lo conosco. Então, ele se mudou para a Renault, McLaren e, depois, Ferrari.”

Alex Albon
“Alex é muito rápido, mas me pergunto se ele não é bonzinho demais. Ele é um pouco como David Coulthard, que todo mundo gostava, mas não foi forte o suficiente no final.”

Yuki Tsunoda
“Ele é propenso a explosões de raiva, mas é muito rápido. Acreditamos nele e em seu enorme potencial. Quando ele não está sob estresse, é incrivelmente engraçado e agradável. Todo mundo gosta de Yuki.” 

Pierre Gasly
“Ele procurou desculpas em vez de enfrentar os próprios erros [na Red Bull]. [Agora] ele é o líder da equipe [AlphaTauri] e está fazendo coisas incríveis. Como seu compatriota François Cevert, ele é rápido, atrevido e dedicado às coisas bonitas da vida.”

Sergio Pérez
“Ele chegou com uma vitória e estava em uma fase positiva. Aí ele conheceu Max. Isso o levou a uma incerteza, especialmente nas classificações. Ele escolhe seus próprios hotéis e vive dentro da equipe com seu time. Não sei exatamente o que todos fazem, mas são pessoas muito boas.”

Max Verstappen
Ao analisar o atual campeão mundial, Marko apontou o holandês como o “piloto mais rápido que a Red Bull já teve" e destacou que ele também está se tornando o “mais completo”. “No momento, não há ninguém mais rápido que ele em uma única volta.”