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Diretor de provas da F1, Michael Masi não aparece em quadro atualizado da FIA

Da Redação Bandsports 12/01/2022 • 16:56
Masi foi alvo de críticas após decisões polêmicas no GP de Abu Dhabi do ano passado
Masi foi alvo de críticas após decisões polêmicas no GP de Abu Dhabi do ano passado
Twitter/F1

Um mês após o polêmico GP de Abu Dhabi que definiu o título de Max Verstappen na Fórmula 1, o site da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) atualizou o quadro dos principais cargos da entidade sem o nome de Michael Masi. O diretor de provas foi alvo de muitas críticas por causa da conduta adotada na relargada na volta final após a entrada do safety car.

A FIA ainda não oficializou a saída do diretor, mas ausência do nome pode ser um indício de que mudanças irão ocorrer para a temporada 2022. O nome do diretor técnico de categorias de monopostos, Nikolas Tombazis, também não consta na página. Na versão atualizada, os dois foram substituídos por Peter Bayer, Secretário Geral de Automobilismo.

No ano passado, a entidade admitiu que as “comunicações entre a direção de prova e as equipes geraram incompreensões e reações significativas” e que isso “manchou a imagem do campeonato”. Por isso, a FIA abriu uma investigação para analisar o procedimento de relargada. O inquérito está em andamento e deve ficar pronto no início de fevereiro.

Nesta semana, a BBC destacou que Lewis Hamilton perdeu a confiança na FIA e que ele aguarda o resultado do inquérito para definir seu futuro na categoria. Ele viu o oitavo título escapar das mãos ao ser ultrapassado por Verstappen na última volta do circuito de Yas Marina, justamente após a polêmica decisão de Masi.

Relembre a polêmica que marcou a decisão do mundial de F1 no GP de Abu Dhabi

A quatro voltas do fim da prova no circuito de Yas Marina, Lewis Hamilton, da Mercedes, liderava a corrida com ampla vantagem e estava praticamente com as mãos no troféu quando Nicholas Latifi, da Williams, bateu, causando a entrada do safety car na pista.

Enquanto os destroços do carro do canadense eram retirados do traçado e alguns pilotos, incluindo Verstappen, optaram pela ida aos boxes para a troca de pneus, a direção de prova deu início à polêmica confusão. Em princípio, foi divulgado que os retardatários não iriam ultrapassar o líder da prova para se realinhar na pista – o que seria favorável para o britânico, já que cinco carros ficariam entre ele e o rival holandês. 

Minutos depois, no entanto, a decisão foi alterada e, contrariando as regras, somente os carros que estavam entre os dois concorrentes puderam ultrapassar Hamilton, que ficou na alça de mira do piloto da Red Bull. O safety car, que pela regra deveria deixar a pista na volta seguinte, saiu logo em seguida, pois não haveria outra volta, já que estavam entrando no último giro da prova. 

Com a relargada autorizada na volta final, o holandês então aproveitou os pneus mais novos e ultrapassou Hamilton, para conquistar seu inédito título mundial da categoria.