Notícias

Em jogo apertado, Nadal bate Tsitsipas e fatura seu 12º troféu do ATP de Barcelona

Da Redação BandSports 25/04/2021 • 16:25 - Atualizado em 25/04/2021 • 17:41
Nadal chegou a 452 vitórias no saibro contra apenas 41 derrotas
Nadal chegou a 452 vitórias no saibro contra apenas 41 derrotas
Reprodução/Twitter Barcelona Open Banc Sabadell

Ninguém é chamado de rei do saibro à toa. Em um jogo emocionante de altos e baixos, Rafael Nadal superou Stefanos Tsitsipas por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 7/6(6) e 7/5, e conquistou o seu 12º troféu do ATP 500 de Barcelona, na Espanha, neste domingo, 25, justamente na quadra que foi batizada com o seu nome.

Com o resultado, o espanhol chegou à impressionante marca de 452 vitórias na terra batida contra apenas 41 derrotas, além de somar 61 troféus somente no saibro, um recorde na era aberta do tênis e que o coloca com 12 títulos a mais que o segundo colocado, o argentino Guillermo Vilas, que possui 49. Rafa também vai retomar a segunda posição no ranking mundial nesta segunda-feira, 26, quando a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) divulgar a nova atualização.  

"Acho que nunca joguei uma final como esta neste torneio, por isso significa muito para mim contra um jogador como ele, [depois do que] conquistou em Monte Carlo e [que chegou] à final aqui sem perder um set", disse Nadal. “É uma vitória importante para mim. Acho que tenho subido de nível durante toda a semana e essa vitória confirma isso. Isso é importante para hoje”, emendou.

"Ter o troféu comigo aqui em casa significa muito, mas ao mesmo tempo para o futuro", acrescentou.

Apesar de seu domínio no saibro, Nadal não teve vida fácil diante do grego, que vinha de título na semana passada no Masters 1000 de Monte Carlo. Ele teve de vencer de virada o primeiro set, foi obrigado a jogar o tie-break no segundo, o qual perdeu, e esteve perto da derrota no set decisivo, quando precisou salvar um match point ao sacar em 30-40, com 4/5 para Tsitsipas no placar. Depois de algumas trocas de vantagens, Rafa venceu a parcial e mais três games seguidos para bater o adversário em 3 horas e 38 minutos de jogo e aumentar sua vantagem para sete vitórias contra duas derrotas em confrontos com o grego.

“É sobre aceitar o desafio, ser humilde o suficiente para aceitar que às vezes você não está jogando tão bem e precisa lutar [pelo resultado] e precisa tentar encontrar as soluções todo dia. Foi isso o que eu fiz”, falou o campeão.

Foi também em um 25 de abril que Nadal entrou no Top 10 do ranking pela primeira vez, após vencer justamente o torneio de Barcelona, lista que o dono de 20 Grand Slams nunca mais deixou de fazer parte 16 anos depois.

Mesmo com a derrota, Tsitsipas confirmou seu ótimo momento e surge como um grande rival para os próximos torneios no saibro e principalmente Roland Garros, onde Nadal vai em busca de seu 14º troféu em maio.

  • nadal
  • app
  • tênis
  • atp 500 de barcelona
  • tsitsipas