Notícias

F1: Bottas vence sprint qualifying, mas largará no fim do grid em Monza; Verstappen fica com pole

Da Redação BandSports 11/09/2021 • 12:19 - Atualizado em 11/09/2021 • 14:45
Finlandês foi penalizado após troca no motor e sairá do fundo do pelotão
Finlandês foi penalizado após troca no motor e sairá do fundo do pelotão
Reprodução/Twitter F1

Valtteri Bottas é o vencedor da segunda sprint qualifying da temporada da Fórmula 1. Neste sábado, 11, o piloto da Mercedes liderou todas as 18 voltas da corrida de tiro curto no circuito de Monza e somou três pontos na classificação da temporada. O finlandês, no entanto, fez uma troca no motor de seu W12 e será obrigado a largar do fundo do pelotão do GP da Itália, no domingo, 12. 

Com a punição de Bottas, Max Verstappen, que terminou na segunda colocação e somou dois pontos no campeonato, vai largar na pole position. Na primeira fila, o holandês da Red Bull terá a companhia de Daniel Ricciardo, da McLaren, que foi o terceiro piloto a receber a bandeira quadriculada e somou um ponto na tabela da temporada. 

A segunda fila vai ser britânica. Lando Norris, da McLaren, conseguiu manter sua quarta colocação e também foi beneficiado pela punição do finlandês. Ele terá a companhia do compatriota Lewis Hamilton, da Mercedes. O heptacampeão mundial não largou bem e caiu da segunda posição no grid da sprint qualifying para a quinta.

Em seguida aparece a dupla da Ferrari. Charles Leclerc e Carlos Sainz sairão na quinta e sexta colocações, respectivamente.

Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, Sergio Pérez, da RBR, Lance Stroll, da Aston Martin, e Fernando Alonso, da Alpine, completam as dez primeiras colocações do grid de largada do GP da Itália.

Como aconteceu
Em mais uma largada eletrizante, Lewis Hamilton começou de maneira irreconhecível e caiu da segunda para a quinta colocação. Com o erro do britânico, Verstappen assumiu o segundo lugar e manteve a boa posição até receber a bandeira quadriculada.

Dono da ponta do grid inicial, Bottas não olhou para trás e se distanciou dos rivais logo nos primeiros metros, conseguindo manter a liderança por todo o percurso de 100km. Entretanto, mesmo com a vitória, ele vai largar do fundo do grid.

Quem também se deu bem foi Daniel Ricciardo, que saiu da quinta para a terceira colocação. Companheiro de escuderia do australiano, Norris, conseguiu manter o quarto lugar.

Diante de tamanha movimentação, Pierre Gasly, da AlphaTauri, tocou no carro de Ricciardo e acabou batendo no muro de proteção, sendo obrigada a abandonar a prova. Após o incidente, o safety car foi acionado. 

Com a definição do grid, os pilotos voltam à pista para o aguardado GP da Itália. A Band transmite a corrida ao vivo neste domingo, 12, a partir das 9h30 (horário de Brasília). O Bandsports exibe a prova às 21h.

  • bottas
  • verstappen
  • gp da itália
  • f1
  • fórmula 1
  • app
  • esportes