Notícias

F1: Helmut Marko diz que Verstappen já é melhor que Vettel na Red Bull

Da Redação Bandsports 04/01/2022 • 10:10 - Atualizado em 04/01/2022 • 12:50
Holandês conquistou primeiro título da carreira em temporada histórica
Holandês conquistou primeiro título da carreira em temporada histórica
Instagram/Red Bull Racing

Dono de quatro títulos mundiais, Sebastian Vettel fez história na Red Bull, dominando a Fórmula 1 entre 2010 e 2013, mas optou por deixar a equipe logo na sequência para se juntar a Ferrari. Porém, após o término da relação entre o alemão e a escuderia de Milton Keynes, ambos amargaram um longo jejum de títulos

Contudo, tudo mudou na temporada de 2021. Após muitos esforços por parte de toda a equipe, o jovem holandês Max Verstappen atendeu as expectativas depositadas nele e conquistou seu primeiro título mundial, batendo ninguém menos do que o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.

Na seleta galeria dos campeões e na história da escuderia austríaca, as comparações envolvendo os dois pilotos seria inevitável, e segundo o conselheiro da RBR, Helmut Marko, que trabalhou com ambos os pilotos, Verstappen já se tornou um piloto melhor que Vettel, tendo apresentado, na visão do dirigente, qualidades diferenciadas.

"Sim, sem dúvida ele é [melhor do que Vettel na Red Bull]”, cravou o dirigente. "O que mais o destaca? Ele não precisa de [volta] de aquecimento. Se chover em algum lugar, os outros dão cinco ou oito, em seguida, Max sai e define o tempo mais rápido na primeira tentativa. Ou como Jeddah - ninguém conhecia a pista, ele sai e... bang! três setores mais rápido. Essa é uma de suas qualidades fascinantes."

Com apenas 17 anos, Max fez sua estreia na categoria no Grande Prêmio da Austrália de 2015. Conhecido por ser um piloto muito agressivo dentro e fora das pistas, o holandês acabou, por ter um início muito precoce, apresentando problemas de pilotagem e comportamento, mas que segundo Marko, já não o afetam mais.

"Ele está um pouco menos agressivo, sim, mas pode ver o quadro geral melhor agora, essa é uma diferença importante. Nos primeiros anos, Max queria ser o mais rápido em todos os momentos e em todas as circunstâncias. Ele agora aprendeu a dosar e administrar se for realmente necessário. Ele já havia mostrado essa maturidade durante sua corrida de estreia pela Red Bull”, afirmou o conselheiro da Red Bull.

"Outro aspecto importante é que se tivéssemos um problema durante os treinos livres alguns anos atrás, Verstappen explodiria e gritaria nos boxes. Ele às vezes levava essa impaciência para a pista, por exemplo. Agora, está muito mais calmo, tem um desempenho consistente e em um nível excepcionalmente alto. Ele é realmente um competidor extraordinário", concluiu Helmut Marko.