Filipinho e Italo avançam em Saquarema; Medina vai para repescagem

Os integrantes da “Brazilian Storm” [Tempestade Brasileira, em tradução livre] entraram em ação nesta quinta-feira, 23, para o primeiro dia de baterias da etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, do Circuito Mundial de Surfe.
Com o apoio da torcida na areia da praia de Itaúna, o destaque positivo ficou por conta de Filipinho Toledo, líder da temporada, Italo Ferreira, campeão olímpico e mundial, e Tatiana Weston-Webb, vice-campeã do circuito. O tricampeão Gabriel Medina, por outro lado, vai disputar a repescagem.
O primeiro a entrar em ação foi o medalha de ouro dos Jogos de Tóquio. Ferreira avançou após somar nota 12.60 e despachar o sul-africano Matthew McGillivray, que alcançou 9.00, e o compatriota João Chianca, com 6.30. A dupla agora vai disputar a repescagem.
Vencedor do Rio Pro em 2015, 2018 e 2019, Toledo foi para água na quarta bateria do dia. Ele somou 13.77 e ficou à frente de Nat Young e Miguel Tudela, que fizeram, respectivamente, 11.00 e 9.23 e estarão na repescagem.
Tricampeão mundial, Medina terá que passar pela repescagem. O surfista de Maresias disputou com os australianos Connor O´Leary e Ethan Ewing e levou a pior. Ele agora enfrenta o também representante da Austrália Callum Robson.
Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb ficou responsável por representar o Brasil. Ela liderou a bateria com 10.77 e ficou à frente de Sol Aguirre, que fez 9.90, e Carissa Moore, com 1.80.
Além dos citados, Michael Rodrigues, Yago Dora e Miguel Pupo também avançaram. Em contrapartida, Caio Ibelli, Jadson Andre, Joao Chianca, Mateus Herdy e Samuel Pupo estarão na repescagem.
Com os atletas em busca de uma vaga na próxima fase, a repescagem está prevista para acontecer nesta sexta-feira, 24.