Notícias

Fórmula 2 e Fórmula 3 anunciam mudanças no formato para 2022

Da Redação BandSports 24/09/2021 • 09:50
Categorias de acesso à F1 serão disputadas nos mesmos fins de semana em 2022
Categorias de acesso à F1 serão disputadas nos mesmos fins de semana em 2022
Reprodução/Twitter F2

A Fórmula 2 e a Fórmula 3 anunciaram na manhã desta sexta-feira, 24, uma série de mudanças para a próxima temporada. A partir de 2022, as provas das principais categorias de acesso à F1 voltarão a acontecer nos mesmos fins de semana e terão a diminuição de três para duas corridas por etapa.

Com a alteração, cada fim de semana, que será acompanhado da F1, incluirá um treino livre de 45 minutos e uma sessão classificatória de 30 min, com ambas as atividades na sexta-feira. O sábado ficará reservado para uma prova de tiro curto – que terá o sistema de grid invertido. E a derradeira corrida principal acontecerá aos domingos. 

O número de eventos e as datas ainda serão anunciadas. A mudança faz com que as categorias de acesso retornem ao formato antigo. O modelo com três corridas e datas separadas para F2 e F3 foi usado apenas em 2021.

Diretor-esportivo da FIA, Michael Masi elogiou o formato usado neste ano, mas destacou que a realização das três categorias em conjunto pode trazer mais benefícios para pilotos e fãs de automobilismo.

“Analisamos cuidadosamente o impacto das mudanças feitas no formato do fim de semana o longe de 2021 e, embora tenha havido alguns benefícios notáveis, a FIA e os promotores concluíram que a realização da F3, F2 e F1 nos mesmo eventos, sempre que possível, é mais benéfico para os competidores e espectadores”, destacou o dirigente.

Enquanto as mudanças ainda não acontecem, o automobilismo segue a todo vapor na cidade de Sochi. As atividades da F2 e F3 contam com cobertura completa do Bandsports. O canal também exibe ao vivo os treinos livres e classificatório para o GP da Rússia de Fórmula 1. A Band exibe a corrida da F1 ao vivo, no domingo, 26.