Notícias

Hamilton é punido e vai largar em último na sprint qualifying

Da Redação Bandsports 13/11/2021 • 14:14 - Atualizado em 13/11/2021 • 15:09
Inglês recebeu punição por irregularidade na asa traseira durante a classificação
Inglês recebeu punição por irregularidade na asa traseira durante a classificação
Reprodução/F1.com

Depois de registrar o melhor tempo da classificação, Lewis Hamilton terá de largar da última colocação da sprint qualifying do GP de São Paulo de Fórmula 1. O piloto da Mercedes teve uma punição anunciada na tarde deste sábado, 13, por causa de uma infração técnica na asa traseira de seu carro.

Logo após o término da sessão, a vistoria mostrou que a distância entre as lâminas da asa era maior do que a permitida quando o DRS estava ativado e um representante da escuderia alemã foi chamado pela FIA para dar explicações aos comissários.

Após a investigação, no entanto, o heptacampeão mundial não conseguiu escapar da punição e teve o resultado da classificação retirado. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, também foi investigado por tocar no carro de Hamilton após a sessão, no parque fechado, e recebeu uma multa de 50 mil euros.

“As posições ajustáveis do elemento da asa traseira superior foram verificadas no carro número 44 para conformidade com o Artigo 3.6.3 dos Regulamentos Técnicos da Fórmula 1 de 2021. O requisito de distância mínima foi cumprido. Porém, a exigência de no máximo 85mm, quando o sistema DRS é implementado e testado de acordo com a TD /011-19, não foi cumprida”, divulgou a F1.

O prejuízo para o heptacampeão é grande. Além de sair em último na sprint, ele também terá de pagar uma outra punição de cinco posições no grid de largada da corrida de domingo, 14, por causa da troca do motor de seu carro. Ou seja, da colocação final de Hamilton na prova deste sábado serão descontadas cinco para amanhã.

Em um fim de semana complicado, o piloto da Mercedes não terá vida fácil para diminuir a diferença em relação a Max Verstappen, da Red Bull, no campeonato mundial. Vice-líder, o britânico soma 293,5 pontos, 19 a menos que o holandês, que tem 312,5.

Com cobertura completa do Bandsports, as emoções do GP de São Paulo seguem neste sábado, 13, com a sprint qualifying a partir das 16h. Já no domingo, 14, a Band transmite a corrida a partir das 13h30. O Bandsports exibe a reprise às 19h.

Após a etapa brasileira, Catar, Arábia Saudita e Abu Dhabi completam o calendário da F1.