Notícias

Histórico, Brasil iguala recorde de medalhas no último dia de Paralimpíada

Da Redação Bandsports 05/09/2021 • 09:35 - Atualizado em 05/09/2021 • 10:01
Alex Douglas faturou a prata na maratona, a 72ª medalha do Brasil em Paralimpíadas
Alex Douglas faturou a prata na maratona, a 72ª medalha do Brasil em Paralimpíadas
Divulgação/Comitê Paralímpico Brasileiro/Ale Cabral

O segundo lugar de Alex Douglas da Silva na maratona, classe T46 (para aqueles com deficiência em membros superiores), dos Jogos Paralímpicos de Tóquio não significou apenas um feito pessoal. Com a conquista do atleta gaúcho, na noite de sábado, 4, o Brasil igualou o recorde histórico de medalhas em uma única edição do evento.

Com a prata de Alex Douglas, o Brasil chegou ao total de 72 pódios na capital japonesa, empatando com o número de conquistas na Paralimpíada do Rio, em 2016, e garantindo o sétimo lugar no quadro de medalhas, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes. Com o feito, a delegação brasileira conseguiu cumprir com folga a meta estipulada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de ficar entre os dez primeiros países mais bem colocados.

Além de igualar o número de pódios e a sétima posição na classificação geral, a mesma obtida em Londres-2012, o País já havia batido o recorde de ouros ao conquistar a sua 22ª medalha dourada no penúltimo dia, superando, assim, as 21 obtidas nos Jogos londrinos. 

A maratona
Com o tempo de 2h27min, Alex Douglas conquistou não apenas a prata como ainda bateu o recorde sul-americano da maratona. O ouro ficou com o chinês Li Chaoyan, com 2h25min50, e o bronze foi para o japonês Tsutomu Nagata, que completou a prova em 2h29min33. 

Na linha de chegada, Alex Douglas comemorou fazendo um “aviãozinho” com os braços em homenagem ao maratonista Vandelei Cordeiro de Lima, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, que foi atacado por um homem quando liderava a prova.

Relembre a campanha do Brasil na Paralimpíada de Tóquio:

  • paralimpíada
  • olimpíadas
  • tóquio2020
  • brasil
  • recorde
  • alex douglas