Notícias

Italo Ferreira faz história e conquista primeiro ouro do surfe em Jogos Olímpicos

Da Redação Bandsports 27/07/2021 • 04:30 - Atualizado em 27/07/2021 • 05:06
Potiguar atropelou Kanoa Igarashi na decisão e se tornou o primeiro campeão olímpico do surfe
Potiguar atropelou Kanoa Igarashi na decisão e se tornou o primeiro campeão olímpico do surfe
Twitter/Time Brasil

A primeira medalha de ouro da história do surfe nos Jogos Olímpicos é do Brasil. Na madrugada desta terça-feira, 27, Italo Ferreira cravou seu nome na eternidade ao derrotar o japonês Kanoa Igarashi e conquistar o título dos Jogos de Tóquio na estreia da modalidade no programa olímpico.

O campeão mundial de 2019 chegou ao Japão como um dos grande candidatos ao ouro, honrou a tradição da Brazilian Storm com um grande desempenho nas ondas de Tsurigasaki e de quebra se tornou o primeiro campeão do País na atual edição dos Jogos. O potiguar de Baía Formosa dominou a bateria decisiva e colocou a medalha dourada no peito com uma vitória incontestável por 15.14 a 6.60.

A decisão começou dramática para o brasileiro, que teve a prancha quebrada logo na primeira onda, quando abriu vantagem com 1.70. Igarashi assumiu a liderança ao anotar 4.50, mas Italo voltou para o mar com uma nota 7.00 após conectar uma ótima sequência de manobras. Ele conseguiu mais uma boa onda e conquistou um 5.50, ampliando a folga na liderança.

O surfista da casa anotou um 1.27 e reduziu a diferença, mas ainda precisava de um difícil 8.67 para virar a bateria. Enquanto isso, o potiguar alcançou um 7.77 e deixou a situação do japonês ainda mais delicada a menos de 15 minutos para o fim da disputa. Precisando de duas ondas boas, Igarashi viu a situação ir literalmente por água abaixo quando Italo surfou uma onda 7.37 e garantiu o lugar mais alto do pódio, deixando o adversário com a prata.

Mais cedo, na disputa pelo bronze, o brasileiro Gabriel Medina foi superado pelo australiano Owen Wright. Em uma bateria disputadíssima, o bicampeão mundial e principal nome da temporada foi derrotado por 11.97 a 11.77 e ficou fora do pódio.

O ouro de Italo já é a quinta medalha do Brasil em Tóquio. Kelvin Hoefler e Rayssa Leal faturaram a prata no skate street, Daniel Cargnin levou o bronze no judô e Fernando Scheffer também conquistou o bronze na natação.

  • italo ferreira
  • surfe
  • tóquio-2020
  • esportes
  • olimpíadas
  • app