Notícias

Krejcikova é apenas a quinta campeã de Roland Garros fora do top 10 da WTA

Da Redação Bandsports 12/06/2021 • 12:53 - Atualizado em 12/06/2021 • 13:18
Tcheca de 25 anos ergueu a taça com vitória por 2 sets a 1 sobre Pavlyuchenkova
Tcheca de 25 anos ergueu a taça com vitória por 2 sets a 1 sobre Pavlyuchenkova
Twitter/Roland Garros

A surpreendente conquista de Barbora Krejcikova em Roland Garros igualou um feito que somente quatro tenistas haviam conseguido até hoje em 144 edições do torneio. Com a vitória sobre a russa Anastasia Pavlyuchenkova neste sábado, 12, a tcheca nº 33 do mundo se tornou a quinta jogadora campeã do Grand Slam francês fora da lista das 10 principais tenistas do ranking mundial.

A primeira alcançar a façanha foi britânica Margaret Scriven, em 1933, ainda na era amadora do esporte. Na era aberta, a italiana Francesca Schiavone foi a primeira fora do top 10 ao erguer a Copa Suzanne Lenglen ao derrotar a australiana Samantha Stosur na decisão de 2010.

Em 2017, foi a vez da letã Jelena Ostapenko surpreender ao faturar o título como 47ª do ranking diante da favorita Simona Halep. O último caso havia acontecido no ano passado, quando a polonesa Iga Swiatek, até então 54ª colocada, venceu a norte-americana Sofia Kenin na final.

A chance de zebra neste ano aumento com a ausência de três das principais favoritas. Número 1 do mundo, Ashleigh Barty desistiu do torneio na segunda rodada com dores no quadril. Já a vice-líder Naomi Osaka abandonou a competição após revelar sofrer de depressão. Ela havia declarado que não daria entrevistas durante o Grand Slam e foi multada pela organização após vencer na estreia.

Quem também ficou fora da disputa foi a romena Simona Halep, nº 3 da WTA, que sofreu uma lesão na panturrilha pouco antes do início do torneio. Outros nomes de destaque do top 10 como Serena Williams, Elina Svitolina e Karolina Pliskova também fracassaram na busca pelo título.

  • krejcikova
  • roland garros
  • grand slam
  • tênis
  • esportes
  • app