Notícias

Marko critica direção de prova e exalta Verstappen: "Desempenho magistral"

Da Redação Bandsports 05/12/2021 • 19:00 - Atualizado em 05/12/2021 • 19:12
Verstappen e Hamilton protagonizaram disputa intensa na Arábia Saudita
Verstappen e Hamilton protagonizaram disputa intensa na Arábia Saudita
Twitter/Red Bull Racing

O caótico GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 não terminou após a bandeira quadriculada. Depois de uma disputa intensa entre o vencedor Lewis Hamilton e o segundo colocado Max Verstappen, os bastidores seguem bastante movimentados à espera da etapa decisiva do próximo domingo, 12, em Abu Dhabi.

Um dos momentos mais polêmicos da corrida aconteceu quando Verstappen fechou a porta para Hamilton na curva 1 e tomou uma punição de cinco segundos que assegurou a vitória do inglês, que já havia ultrapassado o adversário na pista novamente. Consultor da Red Bull, Helmut Marko criticou a decisão da direção de prova e disse que o piloto da Mercedes teve a mesma atitude quando superou Max na primeira relargada.

"Parece que os padrões são um pouco diferentes aqui, Hamilton também empurrou Max para fora da pista. Vamos verificar tudo isso agora e depois ir para os comissários com os argumentos apropriados”, disse Marko à ServusTV.

"Eu pensei que as regras estavam fixas em algum lugar e do nada eles fazem ofertas na corrida. Se Max for duro contra Hamilton, é uma penalidade, se Hamilton o joga para fora da pista, é aparentemente uma ofensa trivial. Não pode continuar assim”, completou o polêmico consultor.

O austríaco ainda exaltou a atuação de Verstappen, eleito pelos fãs como piloto do dia, e viu irregularidade na ação de Hamilton antes da primeira relargada ao se manter distante do holandês.

“O que Verstappen mostrou hoje em termos de direção falou por si, um desempenho magistral. A segunda largada foi incrível, mas ali começou tudo, a regra diz que você não pode estar mais de dez carros atrás. Lewis fez isso e preparou mais os pneus para o reinício, mas nós queremos provar tudo isso com dados. Veremos, mas parece ser uma interpretação diferente das regras para os outros”, analisou.

Com Hamilton e Verstappen empatados com 369,5 pontos, a Fórmula 1 volta à ação a partir da próxima sexta-feira, 10, no GP de Abu Dhabi, que marca o encerramento da temporada. Os treinos livres e classificatório no Circuito de Yas Marina terão cobertura completa do Bandsports. A Band exibe a corrida, no domingo, 12.