Notícias

Mayra Aguiar é bronze em Tóquio e faz história com terceira medalha olímpica

Da Redação Bandsports 29/07/2021 • 06:43 - Atualizado em 29/07/2021 • 06:59
Judoca se tornou a primeira brasileira a conquistar três medalhas em esportes individuais
Judoca se tornou a primeira brasileira a conquistar três medalhas em esportes individuais
Júlio César Guimarães/COB

Mayra Aguiar manteve a doce rotina de subir no pódio em Jogos Olímpicos. A judoca gaúcha brilhou nesta quinta-feira, 29, e faturou a medalha de bronze em Tóquio, repetindo os resultados alcançados em Londres-2012 e na Rio-2016 na categoria até 78kg.

A atleta de 29 anos alcançou um feito histórico com a conquista na arena Budokan. Ela se tornou a primeira brasileira a ganhar três medalhas em esportes individuais em Olimpíadas.

Na luta pelo bronze, a brasileira deu show diante da sul-coreana Hyunji Yoon com uma imobilização sensacional logo no início do combate e coroou um ciclo olímpico bastante delicado.

Mayra passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em novembro do ano passado e foi aos Jogos praticamente sem ritmo. Ela chegou a ficar 16 meses sem competir e havia disputa apenas duas lutas no Mundial de Budapeste, em junho, mas ignorou os problemas para entrar definitivamente para a história.

“Não estou conseguindo falar, estou emocionada. Acho que é a conquista mais importante para mim. Foram difíceis os últimos tempos, bem difíceis, tem que superar, superar de novo e de novo. Não aguentava mais fazer cirurgia, ainda mais no momento que vivemos, tive medo, angústia. Mas continuei. Dar o nosso melhor vale a pena”, disse a judoca em entrevista ao SporTV após deixar o tatame.

Essa é a 24ª medalha do judô brasileiro em Olimpíadas e a segunda em Tóquio. Daniel Cargnin também levou o bronze na capital japonesa.

Buzacarini cai na estreia

O representante do Brasil no masculino nesta quinta-feira, 29, não teve tempo para sonhar com uma medalha. Rafael Buzacarini perdeu para o belga Toma Nikiforov logo na estreia e se despediu precocemente da competição na categoria até 100kg.

  • mayra aguiar
  • judô
  • esportes
  • tóquio-2020
  • olimpíadas
  • app