Notícias

Rússia conquista o ouro por equipes na ginástica em final eletrizante e encerra jejum

Da Redação 26/07/2021 • 10:37 - Atualizado em 26/07/2021 • 11:22
Equipe russa campeã olímpica por equipes na ginástica artística
Equipe russa campeã olímpica por equipes na ginástica artística
Divulgação/Comitê Olímpico Russo

A Rússia conquistou a medalha de ouro na disputa masculina por equipes na ginástica artística, após uma final eletrizante, nesta segunda-feira, 26, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em uma briga acirrada com japoneses e chineses, os russos somaram 262.500 pontos e superaram os rivais, que também chegaram à Olimpíada como favoritos.

Antes do anúncio da última e decisiva nota, os atletas Denis Abiliazin, David Belyavskiy, Artur Dalaloyan e Nikita Nagornyy aguardavam tensos pelo resultado que poderia significar o primeiro ouro da Rússia na prova desde Atlanta-1996. Após o alto-falante revelar a pontuação, os quatro explodiram de emoção entre lágrimas e abraços para celebrar o triunfo.

Para se ter uma ideia do equilíbrio, o Japão, medalha de prata, fez 262.397 pontos, colado na Rússia. A China completou o pódio com o bronze, somando 261.894.

Punida por casos de doping, a delegação da Rússia compete em Tóquio com a bandeira do Comitê Olímpico Russo. O país também não pode usar o hino nacional nas cerimônias de premiação. (Saiba mais aqui)

Os Jogos de Tóquio têm cobertura completa do Bandsports.

Durante as rotações pelos seis aparelhos, os três países se destacaram das outras cinco equipes finalistas, sempre com uma pequena diferença entre elas.

A decisão veio apenas na última rotação. A Rússia, com uma apresentação no solo de Nagornyy beirando a perfeição, segurou a pequena vantagem para garantir o ouro. Na barra fixa, o Japão acabou passando a China para assumir o segundo lugar e ficar com a prata.

  • olimpíadas
  • tóquio2020
  • app
  • ginástica artística