Notícias

Simone Biles desiste da final do individual geral em Tóquio

Da Redação Bandsports 28/07/2021 • 04:00 - Atualizado em 29/07/2021 • 00:24
Estrela da ginástica optou por priorizar a saúde mental
Estrela da ginástica optou por priorizar a saúde mental
Reprodução/olympics.com

A Federação de Ginástica dos Estados Unidos anunciou que Simone Biles não vai disputar a final do individual geral dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Grande estrela da modalidade, a ginasta tem sofrido com problemas psicológicos e optou por priorizar a saúde mental.

“Após avaliação médica, Simone Biles retirou-se da final do individual geral. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos”, diz a nota divulgada pela USA Gymnastics no Twitter.

Na terça-feira, durante a final por equipes, a dona de quatro ouros na Rio-2016 já havia abandonado a disputa depois de se apresentar no salto. A informação inicial era de que ela teria sofrido uma lesão após errar a aterrissagem, mas depois veio a confirmação da saída justamente por causa de questões mentais da atleta.

“Depois da apresentação que fiz, simplesmente não queria continuar. Acho que a saúde mental é mais importante nos esportes nesse momento. Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos”, explicou Biles.

Aos 24 anos, Biles chegou aos Jogos de Tóquio como maior nome da competição. Durante a classificação, ela cometeu erros incomuns e posteriormente desabafou nas redes sociais e dizendo que “sente que às vezes carrega todo o peso do mundo nos ombros”

Biles ainda tem vaga nas quatro finais individuais por aparelhos, mas ainda não confirmou se também irá abrir mão da briga por medalha.

  • simone biles
  • ginástica artística
  • tóquio-2020
  • olimpíadas
  • app