Notícias

Técnico da Rússia fala em “milagre” e diz: “talvez o Brasil achou que estava ganho”

Da Redação 05/08/2021 • 09:50 - Atualizado em 05/08/2021 • 21:22

A virada imposta pela Rússia ao Brasil na semifinal do vôlei masculino, nesta quinta-feira (5), pelos Jogos Olímpicos de Tóquio, pode ser algo difícil de ser explicado inclusive pelos vencedores. Os brasileiros lideravam o terceiro set por 22 a 12, mas os russos reagiram e ganharam a partida por 3 sets a 1. Em entrevista ao Bandsports, o técnico da Rússia, o finlandês Tuomas Sammelvuo, tentou desvendar o que aconteceu.

“Eu não sei”, respondeu Tuomas, rindo em seguida.

“Algumas vezes esses milagres acontecem. Você tem que ter sorte, mas também acredito que essa sorte precisa ser conquistada com trabalho duro, acreditando”, completou o treinador, que analisou o que aconteceu no fatídico terceiro set.

“Depois que ganhamos o segundo set, começamos o terceiro set realmente agressivos mentalmente, talvez gritando muito depois de cada bola. O Brasil estava jogando bem, tocando, defendendo, marcando pontos, ganhando ralis longos. Acho que nós vimos que não tínhamos mais chance de ganhar e simplesmente relaxamos. Apenas jogamos”, arrisca.

“Então Podlesnykh entrou, marcou alguns pontos no ataque e ganhou confiança para essa grande virada no saque. Aos poucos, ponto a ponto, nós voltamos. Talvez também o Brasil achou que o set estava ganho. Não sei…”, declarou Tuomas, que admite ter se surpreendido com a reviravolta.

Surpresa e honra

No quarto set, o Brasil “voltou ao jogo” e deu sinais de que poderia empatar a partida e levar para o tie-break, mas acabou derrotado por uma margem pequena: 25 a 23.

Para o técnico, foi uma honra superar o que ele tratou como time mais vencedor do mundo.

“Eu acredito fortemente que essas coisas não acontecem sem uma razão. Sabemos que o Brasil é o time mais bem sucedido no mundo. Sabíamos que o Brasil sempre está nas decisões, e que tínhamos que mudar isso. É um grande time, com jogadores bem experientes, especialmente nesses tipos de jogos. Foi uma grande honra vencer, e agradeço aos jogadores”, concluiu o técnico.

  • olimpíadas
  • tóquio2020
  • app
  • vôlei