Notícias

Vettel lamenta escolha por pneus de pista seca na Turquia: “Tomei a decisão errada”

Da Redação BandSports 11/10/2021 • 09:15 - Atualizado em 11/10/2021 • 15:21
Tetracampeão mundial foi o 18º piloto a receber a bandeira quadriculada na Turquia
Tetracampeão mundial foi o 18º piloto a receber a bandeira quadriculada na Turquia
Reprodução/Instagram Aston Martin

Sebastian Vettel foi protagonista de um dos momentos mais inusitados do Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. Na 37ª volta da corrida no molhado traçado do Istambul Park, o piloto alemão decidiu arriscar colocando pneus para pista seca em sua Aston Martin. A escolha, no entanto, foi desastrosa e o tetracampeão mundial enfrentou dificuldades até mesmo para guiar o carro. 

Ao término da prova turca, Vettel assumiu a responsabilidade pelo erro e apontou que a mudança de estratégia foi uma tentativa de pontuar no campeonato, o que acabou não acontecendo. Ele foi o 18º piloto a receber a bandeira quadriculada, à frente apenas dos carros de Mick Schumacher e Nikita Mazepin, ambos da Haas. 

"Tomamos a decisão juntos, mas a escolha final foi minha. Não havia mais nada para tirar com os intermediários, então pensei que os slicks poderiam ter um desempenho melhor, mas não consegui fazê-los funcionar e simplesmente não tive aderência. Foi pior do que eu imaginei. Assim que saí dos boxes, soube que era a decisão errada”, admitiu o alemão, antes de destacar a tentativa de recuperação na reta final da corrida.

“O último stint foi muito forte, mas estávamos tão longe que não importava mais. O primeiro foi o problema, não consegui manter o ritmo e lutei muito com os pneus no início”, seguiu.

Apesar de, no momento da aposta, quando estava na décima colocação, ter pensado que não teria ritmo para terminar a corrida na zona de pontuação, Vettel viu seu companheiro de escuderia, Lance Stroll, receber a bandeirada em nono. O resultado do canadense deixou ainda mais nítido o peso da escolha do tetracampeão mundial em sua colocação final na prova.  

“Estou obviamente decepcionado, tomei a decisão errada. Foi tentador fazer a mudança, mas foi a decisão errada. Então, eu acho, que perdemos a chance de pontos, talvez um ou dois e, no final, saímos sem nenhum”, encerrou.

Com o fim das emoções do GP da Turquia, os pilotos voltam à pista no GP dos Estados Unidos, entre os dias 22 e 24 de outubro. O Bandsports exibe ao vivo os treinos livres e classificatório da etapa norte-americana. A Band mostra a corrida.

  • vettel
  • gp da turquia
  • app
  • fórmula 1
  • esportes
  • f1
  • automobilismo