Notícias

Zverev domina moldavo e vai às oitavas do Australian Open; Barty também avança

Da Redação BandSports 21/01/2022 • 09:34 - Atualizado em 21/01/2022 • 10:21
Alemão vai medir forças com Denis Shapovalov na próxima rodada
Alemão vai medir forças com Denis Shapovalov na próxima rodada
Divulgação/ATP Tour/Peter Staples

Alexander Zverev segue firme na busca por seu primeiro título de Grand Slam. O número 3 do mundo derrotou o moldavo Radu Albot na madrugada desta sexta-feira, 21, na John Cain Arena, em Melbourne, e garantiu vaga nas oitavas de final do Australian Open.

Para ficar com a classificação, o alemão de 24 anos não teve dificuldades e precisou de 1h57 para derrotar o 124º colocado do ranking da ATP em sets diretos com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4. 

Na próxima rodada do torneio, Zverev terá um desafio complicado. Ele vai enfrentar Denis Shapovalov, 14º do mundo. O canadense avançou às oitavas após bater o norte-americano Reilly Opelka por 3 sets a 1, com 7/6 (4), 4/6, 6/3 e 6/4. 

Bruno Soares
Ao lado de Jamie Murray, o brasileiro Bruno Soares entrou em quadra na chave de duplas e carimbou vaga nas oitavas do Grand Slam australiano. Campeões do torneio em 2016, eles venceram Lloyd Glasspool e Harri Heliövaara.

Bruno e Murray não tiveram vida fácil, e o triunfo por 2 sets a 1 foi construído em 2h31, com parciais de (4) 6/7, 7/6 (2) e 6/1.

Com a vaga nas oitavas, os cabeças de chave 8 agora podem encontrar outra dupla formada por um brasileiro. Eles aguardam a definição do confronto dos parceiros Marcelo Melo e Ivan Dodig contra os italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini

Chave feminina
Pela chave feminina o dia australiano foi movimentado. Número 1 do mundo, Ashleigh Barty atropelou mais uma adversária e confirmou vaga nas oitavas. A vítima da vez foi Camila Giorgi. A australiana venceu em sets diretos com parciais de 6/2 e 6/3.

Ela agora enfrenta Amanda Anisimova, 60ª colocada do ranking. A norte-americana de 20 anos garantiu a classificação de maneira surpreendente ao desbancar a atual campeã do Major, Naomi Osaka, que também venceu em 2019. 

Em uma batalha de 2h15, Anisimova perdeu a primeira parcial por 6/4 e viu a situação ficar complicada. No entanto, ela respondeu logo em seguida e levou a melhor na segunda por 6/3. No set decisivo, cada movimento das tenistas foi importante e a norte-americana salvou um duplo match-point e conseguiu levar o jogo para o tie-break, fechando o confronto com um 10/5.

Quem também entrou em quadra e fez bonito foi a número 4 do mundo. Atual campeã em Roland Garros, Barbora Krejcikova saiu em desvantagem contra Jelena Ostapenko, mas mostrou reação e virou a partida para garantir a classificação. O resultado final foi 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/4, favoráveis à tcheca. 

Ela agora mede forças com Victoria Azarenka, que atropelou a ucraniana Elina Svitolina em sets diretos, com 6/0 e 6/2.

Maria Sakkari, 8ª do ranking, também avançou em Melbourne. A grega derrotou Veronika Kudermetova em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/1 e agora encontra Jessica Pegula. A norte-americana, por sua vez, passou pela espanhola Nuria Parrizas-Diaz com 7/6 (3) e 6/2.

Outros resultados
A madrugada desta sexta-feira ainda teve espaço para uma verdadeira batalha envolvendo dois nomes de peso da ATP. Em surpreendentes 4h10, Matteo Berrettini, 7º do ranking, precisou de cinco sets para eliminar a jovem promessa Carlos Alcaraz, de 18 anos.

Na Rod Laver Arena, o italiano começou melhor e levou as duas primeiras parciais com 6/2 e 7/6 (3). Berrettini, porém, não esperava uma reação tão incrível do espanhol que fechou os dois sets seguintes com 6/4 e 6/2.

Com os nervos à flor da pele, a decisão ficou para o último set. Nele, o italiano conseguiu se valer da experiência e fechou o tie-break com 10/5. 

Nas oitavas, o italiano terá mais um espanhol pela frente, desta vez Pablo Carreño Busta. O número 21 do mundo conquistou a classificação após eliminar o norte-americano Sebastian Korda por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 7/5, 6/7 (8) e 6/3.

Em um duelo de cabeças de chave, Gael Monfils levou a melhor sobre Cristian Garin. Número 20 do ranking, o francês passou pelo 19º colocado em sets diretos, com 7/6 (4), 6/1 e 6/3.